"Guimarães tem qualidade para ganhar em qualquer campo"

O Benfica recebe hoje o Vitória de Guimarães e, se ganhar, pode ultrapassar temporariamente o FC Porto na liderança. Se perder, arrisca-se a perder o segundo posto para o Sporting.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica defronta o V. Guimarães, um adversário que já venceu por quatro vezes esta temporada. Isso não pode levar a equipa a entrar com excesso de confiança?

É um novo jogo. Analisámos os jogos anteriores, procurámos todas as análises anteriores e posteriores, mas temos de tentar esquecer esses quatro jogos porque isso pode ser o nosso maior inimigo.  Se pensamos que já ganhámos porque vencemos os quatro jogos anteriores estamos equivocados. Estamos conscientes disso.

Espera, depreende-se, um jogo complicado...

Temos mais dificuldades por não ternos o factor surpresa no jogo de amanhã. O V. Guimarães teve uma melhor classificação do que o Benfica na época passada, por isso temos de ter o máximo respeito. Foi uma equipa que se qualificou para Champions e fez uma época regular. Esta temporada está a ter mais dificuldades, mas tem um bom treinador, os jogadores combinam bem, ganhou futebol com o regresso de Nuno Assis, tem o Luís Filipe, que é um jogador importante, tem um conjunto que pode ganhar em qualquer campo.

Como tem visto o rendimento de Nuno Assis, jogador que dispensou no início de época?

Há uns anos foi importante na temporada em que o Benfica foi campeão. Jogou muito na pré-época, mas é um jogador para jogar noutro sistema. As suas qualidades eram difíceis de encaixar, mas é um profissional com um comportamento irrepreensível.  

Faltam nove jogos. Consegue dizer qual dos grandes está em melhor posição para conquistar o título?

Falta pouco para acabar a época. São nove jogos e as equipas chegaram aqui como queriam, em posição de disputar o título. Todos têm as mesmas possibilidades. A única equipa que pode dividir a sua concentração é o FC Porto porque tem uma equipa muito forte e está nos quartos-de-final da Champions. Não é fácil jogar nessa fase. São três equipas preparadas para manter esta pressão. O Benfica joga primeiro do que os dois rivais. Em caso de vitória, FC Porto e Sporting ficam mais pressionados...
Penso que, nesta altura, todas as equipas estão conscientes que todos os jogos são importantes. Não dependemos dos rivais, mas do que podemos fazer. Se fizermos as coisas de forma positiva vamos manter a ilusão.

Esta semana deu uma reprimenda no treino a Balboa...

Tenho de clarificar essa situação, é importante para o jogador. Não foi uma situação directamente com Balboa. Estavam a fazer-se dois minijogos e o da minha direita estava um pouco mais devagar. Mandei-os correr e alterar a mentalidade. Nesse momento falei para o grupo. Não foi uma reprimenda, foi uma alteração no treino para um grupo de jogadores entre os quais estava Balboa. Se vocês interpretaram que as minhas palavras eram dirigidas a Balboa, devo aclarar que não foi assim.

Que opinião tem sobre a goleada sofrida pelo Sporting, adversário do Benfica na final da Taça da Liga, com o Bayern?

Estive a ver os quatro jogos da Champions. Quando vi que o Sporting tinha perdido por um resultado pesado, a primeira coisa que fiz foi colocar-me no lugar de Paulo Bento. O futebol muitas vezes é injusto para um treinador que está a fazer um trabalho extraordinário há três anos e que teve de dar a cara por um resultado muito pesado de que não estava à espera. Colocando-me na sua pele, penso que foi injusto. Daqui lhe digo que siga com ânimo e mantenha o respeito competitivo que sempre teve. O Paulo passou por Espanha com uma educação e uma honra à profissão muito agradável. Este jogo não vai contar para a final, foi um acidente, lamento pelo Paulo Bento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt