Ainda vale a pena comprar um carro a gasóleo?

Publicado a
Atualizado a

O gasóleo está cada vez mais caro e os preços estão já muito próximos dos da gasolina, mas ainda vale a pena optar por um carro a diesel, mesmo que o investimento inicial seja mais alto do que um carro a gasolina.

De acordo com o presidente da APETRO, António Comprido, "nos últimos anos, a tecnologia diesel evoluiu imenso, pelo que em média, um carro que gaste oito litros de gasolina aos 100 deverá gastar uns 6,5 litros de gasóleo aos 100, ou seja, uns 15% a 20% menos.

"Para uma pessoa que faça 15 mil quilómetros por ano, é melhor optar pela gasolina, mas quem fizer 30 quilómetros num ano já é melhor escolher um carro a gasóleo", repara.

Entre 2003 e 2005, um litro de gasóleo custava cerca de 60 cêntimos e um litro de gasolina já custava um euro, ou seja, uma diferença de cerca de 40 cêntimos.

Mas nos últimos três anos os preços aproximaram-se cada vez mais.

No último trimestre, a diferença de preços foi de 19 cêntimos entre a gasolina sem chumbo 95 e o gasóleo, mais ou menos o mesmo que nos anos anteriores. Só em 2008 - ano em que o preço do petróleo atingiu os valores mais altos de sempre - é que a diferença foi ainda menor, chegando a ser de apenas 12 cêntimos.

Contudo, isto não significa que o gasóleo está a aumentar mais que a gasolina. De acordo com o presidente da APETRO, António Comprido, a razão para este cenário está mais ligada aos impostos do que às oscilações da cotação do petróleo.

"No gasóleo, desde 2005 que é obrigatório incorporar uma percentagem de biocombustível que encarece o produto final em três ou quatro cêntimos", explicou, acrescentando que, a partir do próximo ano os preços destes dois tipos de combustíveis deverão aproximar-se ainda mais.

"O biocombustível incorporado foi isento de Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) até agora, mas em 2012 isso acabou", adiantou o mesmo responsável.

Apesar da incorporação de biocombustíveis na gasolina, neste caso de etanol, também ser obrigatória - a partir de 2015 - ela representará apenas um acréscimo de dois a três cêntimos, pelo que os valores tendem a aproximar-se ainda mais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt