AIMA reagenda para setembro diversos atendimentos de imigrantes com visto
A Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) iniciou, ainda em maio e continua agora em junho, uma série de reagendamentos no atendimento a imigrantes. São casos fora da Estrutura de Missão, como marcações de cidadãos que chegaram ao país com visto ou de reagrupamentos familiares.
Com as mudanças, ter o tão esperado título de residência vai demorar ainda mais. É o caso do brasileiro Thiago Bromberg, que chegou ao país há 17 meses com visto de profissional altamente qualificado. O atendimento marcado para esta semana foi reagendado para daqui mais de três meses.O motivo, explicado no e-mail que recebeu é "/////", conforme mostra o print abaixo.
"Eu vim com um visto de trabalho na categoria de Altamente Qualificado para uma empresa, com o cargo de gerente comercial em fevereiro de 2024 e desde então não consegui minha autorização de residência", explica Thiago ao DN Brasil.
O profissional mora em Lisboa e teve o agendamento inicial para Castelo Branco, a mais de 220 quilômetros de distância. O imigrante fez um vídeo para as redes sociais em que relata a indignação com a mudança. "Eu tenho visto de profissional altamente qualificado, nem depois de 1 ano e quatro meses, com mais de três advogados, eu consigo meu título de residência", desabafou.
Sem o documento, o trabalhador não pode viajar, o que o prejudica no trabalho. "Eu tenho atividades profissionais, atividades e compromissos em outros países da Europa e não consigo. É assim que está sendo tratado o imigrante em Portugal", explicou.
Mas há também imigrantes que não são avisados do cancelamento e "perdem a viagem". Foi o que aconteceu com um brasileiro que tinha um agendamento para o visto de procura de trabalho - a data veio no próprio visto.
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Ele saiu de Braga e foi até Bragança, uma distância de mais de 200 quilômetros. Somente ao chegar foi informado que o atendimento havia sido cancelado, sem aviso prévio. "E saí de lá sem nada, sem uma nova data pra ir", lamenta o imigrante.
A advogada Filipa Santos Costa, em entrevista recente ao DN, já informava que muitos dos atendimentos dos clientes agendados foram remarcados para setembro "sem explicações". Em alguns dos casos o aviso da mudança ocorreu no dia anterior.
Outra profissional que contatou o DN Brasil disse que todos os cidadãos de junho com atendimento marcado estão sendo reagendados. "Há casos em que já é a terceira vez", detalha. Assim como no caso da advogada Filipa Costa, não há explicações para o motivo da mudança, muitas vezes "em cima da hora". O DN Brasil questionou a AIMA sobre o assunto, mas não teve resposta.
amanda.lima@dn.pt