Obras em Pinhel, na Linha da Beira Alta, em maio deste ano. Foto: Miguel Pereira da Silva /GI
Obras em Pinhel, na Linha da Beira Alta, em maio deste ano. Foto: Miguel Pereira da Silva /GI

Telegrama atrasa regresso do comboio à Beira Alta

À espera de comunicação oficial, maquinista ficou perto de uma hora na Estação da Guarda para chegar à estação de Celorico da Beira.
Publicado a
Atualizado a


O regresso dos comboios de passageiros à Linha da Beira Alta teve um atraso de praticamente uma hora. Na segunda-feira da semana passada, o comboio regional partiu de Vilar Formoso pelas 05.50 com chegada a Celorico da Beira às 06.55. Foi a primeira viagem com passageiros nesta linha ferroviária, após mais de dois anos e meio devido a obras de modernização. Tudo corria sobre carris até à chegada do comboio à Estação da Guarda.

Na estação da capital de distrito, o comboio 5420 ficou retido durante 48 minutos. A CP, enquanto operador ferroviário, estava autorizada a fazer o comboio até Celorico da Beira. No entanto, a Infraestruturas de Portugal (IP) não havia formalizado a reabertura ao serviço do percurso entre a Guarda e Celorico da Beira. 

Como as regras ditam que o comboio não pode avançar sem haver uma autorização - não se sabe em que condições está o canal ferroviário -, o maquinista teve de esperar 48 minutos na Estação da Guarda até receber um telegrama (telefonema escrito e registado) da parte da IP.

“O atraso verificado, apenas ocorrido nesta viagem, foi necessário para comprovação de conformidade regulamentar junto do centro de comando central. Este é um procedimento necessário para autorizar a circulação do comboio”, justifica ao DN a empresa que gere a infraestrutura ferroviária.

Assim foi o primeiro comboio de passageiros na Linha da Beira Alta após mais de dois anos e meio de interrupção.
Hoje, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realiza a viagem entre Celorico da Beira e Guarda nesta linha ferroviária da Beira Alta, reaberta ao serviço de passageiros no passado dia 25 de novembro no troço entre Celorico da Beira e Vilar Formoso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt