Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelitaEPA/STEPHANI SPINDEL

Netanyahu avisa o Irão de que "não há nenhum lugar no Médio Oriente onde Israel não possa chegar"

O aviso do Benjamin Netanyahu surge após Israel anunciar a morte do líder do Hezbollah num ataque aéreo à capital do Líbano.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro israelita fez esta segunda-feira um aviso ao líderes do Irão. Benjamin Netanyahu afirmou que "não há nenhum lugar no Médio Oriente onde Israel não posso chegar" para proteger o seu país e o seu povo. Estas declarações surgem após Israel anunciar a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, num ataque aéreo israelita a Beirute, Líbano.  

Numa mensagem transmitida em vídeo e em inglês, Netanyahu dirigiu-se também ao povo iraniano. O chefe do governo israelita disse que o governo de Teerão estava a levar o seu povo “para mais perto do abismo”. 

De acordo com Netanyahu, os dois países estarão em paz quando o Irão for “finalmente livre”, o que “acontecerá muito mais cedo do que as pessoas pensam”. “Tudo será diferente”, assegurou o primeiro-ministro israelita, que disse estar ao lado do povo iraniano.

Num comunicado divulgado este sábado, o exército israelita anunciou a morte de Nasrallah e de outros comandantes da organização xiita pró-iraniana. 

"Hassan Nasrallah está morto", declarou o porta-voz do exército, tenente-coronel Nadav Shoshani, nas redes sociais, citado pela AFP. A morte do líder do Hezbollah terá ocorrido num ataque na sexta-feira à sede da organização em Beirute.

Os militares israelitas afirmaram ter efetuado um ataque aéreo preciso na sexta-feira enquanto a direção do Hezbollah se reunia no seu quartel-general em Dahiyeh, a sul de Beirute, segundo a agência norte-americana AP. 

Mais tarde, o Hezbollah confirmou a morte do seu líder. "Hassan Nasrallah juntou-se aos seus companheiros mártires (...) cuja marcha liderou durante quase 30 anos", anunciou o grupo pró-iraniano, em comunicado.  

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt