Ajuda a Gaza. Bruxelas activa Mecanismo de Protecção Civil da UE
EPA/MOHAMMED SABER

Ajuda a Gaza. Bruxelas activa Mecanismo de Protecção Civil da UE

Ursula von der Leyen considera “urgente” uma “pausa humanitária” para garantir distribuição de ajuda em Gaza.
Publicado a
Atualizado a

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou, na manhã desta terça-feira, em Estrasburgo, que Bruxelas vai activar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, para garantir ajuda à população de Gaza. Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade “urgente” de serem criadas as condições no terreno, para que a ajuda possa chegar à população. 

“Neste momento, só há uma maneira de restabelecer um fluxo adequado de ajuda humanitária: a população de Gaza precisa de uma pausa humanitária imediata que conduza a um cessar-fogo sustentável”, avisou a chefe do executivo comunitário, alertando que “é preciso fazer isso agora”.

“No final de Fevereiro, o Programa Alimentar Mundial foi forçado a encerrar as operações no norte da Faixa de Gaza, devido à situação de segurança. A ajuda é agora frequentemente distribuída pela própria população”, afirmou, considerando que “garantir a segurança da distribuição da ajuda em Gaza”, é uma necessidade que “torna ainda mais importante trabalhar com as agências que ainda estão presentes no terreno”.

Ursula von der Leyen, que falava perante os eurodeputados em Estrasburgo, disse que é preciso que os Estados-Membros contribuam com determinados equipamentos, necessários para fazer chegar os donativos até à população.

“Activámos o Mecanismo de Proteção civil da UE, para reforçar o nosso apoio e encorajo e apelo a todos os Estados-Membros para contribuírem com os meios disponíveis”, afirmou Von der Leyen, apontando como equipamentos necessários “desde para-quedas, a contentores”. 

“Isto para permitir um abastecimento estável e significativo de ajuda a Gaza”, considerou a presidente da Comissão Europeia, admitindo que a capacidade para fazer chegar ajuda a Gaza pode ainda “aumentar”, numa altura em que está a caminho o primeiro navio com apoio humanitário. “Esta é a primeira vez que um navio é autorizado a entregar ajuda em Gaza desde 2005”, destacou a presidente da Comissão.

“Estive no porto de Larnaca, há poucos dias, para testemunhar os últimos preparativos, antes da partida do navio. É tão impressionante, tanto quanto é necessário”, frisou a presidente da Comissão Europeia, dizendo-se convencida de que “quando estiver totalmente operacional, este corredor marítimo poderá garantir um fluxo sustentado, regular e robusto de ajuda a Gaza”. 

Von der Leyen alertou ainda para “o risco de uma nova escalada” do conflito, visto que “a situação na fronteira de Israel com o Líbano continua a ser explosiva”. 

“O Irão – isto é, o patrono do Hamas – continuou a alimentar tensões regionais, por exemplo, com o seu apoio aos terroristas Houthi no Iémen. Tal como sabemos, eles continuam a alimentar a guerra da Rússia contra a Ucrânia”, comentou. 

“Permitam-me acrescentar que estamos preparados para responder com sanções adicionais, caso o Irão forneça mísseis balísticos à Rússia, como foi relatado recentemente”, avisou a presidente da Comissão, considerando que “sem um cessar-fogo sustentável, o contágio da guerra em Gaza poderá espalhar-se por toda a região”. 

Apelando ao “redobrar dos nossos esforços, juntamente com os Estados-Membros”, Von der Leyen considerou urgente fazer “com que todos os reféns possam voltar para casa; e o povo de Gaza possa obter não só ajuda humanitária, mas também a esperança no sentido de uma solução de dois Estados”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt