Kamala Harris
Kamala Harris

Kamala elogia o legado de Biden como “inigualável na história moderna”

Primeiro discurso da vice-presidente e provável candidata à Casa Branca após anúncio de desistência de Joe Biden
Publicado a
Atualizado a

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, saudou esta segunda-feira o legado de Joe Biden como “inigualável na história moderna”, nos seus primeiros comentários desde que o atual presidente anunciou a desistência da corrida presidencial de 2024 e endossou a  candidatura de Harris.

Para a agora favorita à nomeação democrata, o legado de Biden é “inigualável na história moderna”, disse num evento na Casa Branca. “Num mandato, já ultrapassou o legado da maioria dos presidentes que cumpriram dois mandatos”.

No relvado sul da Casa Branca e com dezenas de jornalistas, câmaras de televisão e fotógrafos em seu redor, Harris seguiu o tom adotado nas reações de influentes democratas à desistência de Biden e salientou a "honestidade" e "integridade" que o orientaram na tomada de decisão de terminar a sua campanha.

Com o apoio de Biden garantido publicamente, Harris, de 59 anos, conquistou também o apoio de um grande número de líderes democratas neste seu primeiro dia completo de campanha.

Antes de uma primeira viagem à sede da campanha em Wilmington, Delaware, nesta segunda-feira, Harris presidiu a uma celebração na Casa Branca para as equipas campeãs de basquetebol universitário, ocasião em que elogiou Biden por deixar um legado “inigualável na história moderna”.

Kamala não fez referência à sua súbita elevação a candidata presidencial nos breves comentários públicos, mas o simbolismo de a actual vice-presidente ter a Casa Branca só para si na ausência de Biden, que está a tratar de uma infeção por Covid na sua casa de praia em Delaware, foi notório.

Antes disso, uma série de governadores de peso, incluindo líderes anteriormente vistos como potenciais candidatos à nomeação presidencial do partido, acrescentaram o seu apoio a Kamala Harris.

“Vamos ganhar”, publicou a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, anunciando o seu apoio em conjunto com os governadores do Illinois, Minnesota e Wisconsin.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, também declarou o seu apoio, tornando-se um dos favoritos para ser escolhido para acompanhar Harris na vice-presidência.

Kamala  terá ainda de ultrapassar alguns obstáculos importantes se quiser concluir a nomeação, o que poderá acontecer já a 1 de agosto, embora alguns democratas ainda estejam a pedir ao partido que mostre transparência com umas primárias abertas.

A primeira mulher vice-presidente negra e sul-asiática dos Estados Unidos tem uma oportunidade única de unificar o partido depois da decisão histórica de Biden ter mergulhado a corrida presidencial em águas desconhecidas.

em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt