Destruição em Belgorod.
Destruição em Belgorod.AFP

Ucrânia. Grupo rebelde armado russo anuncia captura de 25 militares da Rússia

Grupo rebelde armado autodenominado Corpo de Voluntários Russos (RDK) negou ainda que as forças oficiais tenham conseguido repelir com sucesso o seu recente ataque nas regiões de Belgorod e Kursk.
Publicado a

O grupo rebelde armado autodenominado Corpo de Voluntários Russos (RDK) anunciou ter capturado 25 militares russos e negou que as forças oficiais tenham conseguido repelir com sucesso o seu recente ataque nas regiões de Belgorod e Kursk.

"Tudo o que o Ministério da Defesa da Federação diz sobre a destruição completa do RDK é apenas mais uma mentira", publicou o grupo russo na sua conta do Telegram.

"A operação militar limitada nas regiões de Belgorod e Kursk continua e aqui está a confirmação: um novo lote de prisioneiros das Forças Armadas russas", explicou a organização pró-ucraniana, que propõe ao governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, "um encontro para lhe entregar os prisioneiros".

O RDK publica um vídeo em que o seu líder, Denis Nikitin, pode ser visto a falar com o tenente Oleksii Volkov, um dos militares detidos. Volkov nega que o RDK tenha sido derrotado, como afirma o Governo russo, e explica como foi capturado. O vídeo mostra depois os 25 prisioneiros com a cara tapada.

O vídeo termina com Nikitin a afirmar que os combatentes do RDK ainda estão ativos nas regiões de Belgorod e Kursk.

Na sequência dos ataques de terça-feira, na quinta-feira a Legião Russa da Liberdade comunicou a destruição de dois armazéns militares na aldeia de Tiotkino.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Diário de Notícias
www.dn.pt