Os filhos de Kim contra os mísseis

Publicado a
Atualizado a

No meio das reações a mais uma proeza militar norte-coreana, com um míssil agora a sobrevoar o arquipélago japonês, uma notícia passou meio despercebida, apesar do seu peso político: Kim Jong-un foi pai pela terceira vez, revelaram os serviços secretos sul-coreanos, não se sabendo o sexo da criança, filha do líder norte-coreano e de Ri Sol-ju. A escassa informação disponível dá como certo que o mais velho dos filhos de Kim é um rapaz nascido em 2010 e que há uma menina nascida em 2013. E o basquetebolista americano Dennis Rodman, visitante de Pyongyang, até já elogiou Kim como pai, confirmando a existência de uma família quase tão secreta como o regime.

Ora, com o nervosismo evidente do Japão, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos perante a crescente capacidade militar norte-coreana (já domina o nuclear, já tem mísseis balísticos intercontinentais e tenta agora miniaturizar as ogivas para que possam ser montadas), o facto de Kim ter uma família não é um pormenor neste contexto. Sobretudo, pensando que ele próprio é o terceiro de uma dinastia comunista iniciada pelo avô Kim Il-sung quando proclamou a República Popular Democrática da Coreia em 1948 e que o seu pai, Kim Jong-il, governou de 1994 até 2011. Se há dúvidas sobre a racionalidade do jovem líder norte-coreano (34 anos), mais do que ser pai será a vontade de perpetuar a dinastia que o impedirá de passar dos testes reais e das ameaças verbais a uma verdadeira situação de confrontação com os inimigos, sejam a Coreia do Sul sejam os Estados Unidos ou o Japão.

Assim, por muito que seja inquietante o poderio bélico de Pyongyang, continua a ser provável que o objetivo de Kim seja dissuadir uma tentativa de derrube do regime (evitando o destino do iraquiano Saddam e do líbio Kadhafi) mais do que iniciar uma guerra em que o seu país seria destruído e, com ele, a dinastia. Esta realidade não torna mais fácil dialogar com Pyongyang (um desejo de Moon Jae-in, o presidente sul-coreano), mas deve pelo menos travar a tentação do ataque preventivo por parte do americano Donald Trump

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt