Economia da África do Sul entrou em recessão

A economia sul-africana entrou oficialmente em recessão pela primeira vez desde 2009, com uma descida (-0,7%) do seu produto interno bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

"A economia sul-africana entrou em recessão com a queda de 0,7% do seu PIB no primeiro trimestre de 2017, que se segue a uma contração de 0,3% no quarto trimestre de 2016", assinalou a agência oficial de estatísticas sul-africana StatsSA.

O recuo do primeiro trimestre deste ano tem como origem principal os fracos desempenhos da produção elétrica (-4,8%) e industrial (-3,7%). O setor terciário, com uma descida de 2%, também contribui para os maus resultados.

Apenas os setores mineiro (+12,8%) e agrícola (+22,2%) estão em forte recuperação, depois de um ano difícil.

Com um crescimento lento há vários anos, a África do Sul tinha até agora conseguido "escapar" à recessão, caracterizada por uma queda do PIB em dois trimestres consecutivos.

As más notícias económicas surgem apenas dois meses após a controversa demissão do ministro das Finanças Pravin Gordhan, que levou duas agências de classificação de risco de crédito ('rating') a baixar o índice do país.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que numa ampla remodelação do governo substituiu Gordhan por um próximo, Malusi Gigaba, é alvo de numerosas críticas no país devido ao presumível envolvimento em vários casos de corrupção que afetam a economia.

Em 2008-2009, durante a crise financeira mundial, a África do Sul registou três trimestres consecutivos de recessão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt