Autárquicas: BE candidata psicólogo José Pedro Oliveira à Câmara de Beja

O psicólogo José Pedro Oliveira é o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Beja, gerida pela CDU, nas eleições autárquicas de 01 de outubro deste ano, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

Segundo a coordenadora distrital de Beja do BE, num comunicado enviado à agência Lusa, a candidatura de José Pedro Oliveira, de 58 anos, foi aprovada pela assembleia concelhia de Beja do partido.

José Pedro Oliveira é membro da concelhia e da coordenadora distrital de Beja do BE e deputado na Assembleia Municipal de Beja pelo Movimento Por Beja Com Todos, que foi apoiado pelo BE nas anteriores eleições autárquicas em 2013.

Segundo o BE, José Pedro Oliveira alterna o mandato com Cristina Taquelim, que tinha sido a cabeça de lista e foi a eleita pelo movimento Por Beja Com Todos à Assembleia Municipal de Beja nas autárquicas de 2013.

José Pedro Oliveira já tinha sido deputado na Assembleia Municipal de Beja pelo BE no mandato entre 2009 e 2013.

A Câmara de Beja é liderada pelo histórico autarca comunista João Rocha, que foi eleito nas anteriores autárquicas, quando reconquistou para os comunistas a "simbólica" autarquia, que esteve nas "mãos" do PS durante quatro anos, entre 2009 e 2013.

Desde 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas após a Revolução de 25 de Abril de 1974, e até 2009, quando o PS a conquistou pela primeira vez, a Câmara de Beja foi um "bastião" comunista do Baixo Alentejo e sempre liderada pela CDU ou outras coligações encabeçadas pelo PCP.

João Rocha, que cumpre o primeiro mandato como presidente da Câmara de Beja, dispõe de maioria absoluta e lidera um executivo composto por quatro eleitos pela CDU e três pelo PS.

O autarca comunista, que se recandidata pela CDU para tentar um segundo mandato no município, o presidente da concelhia socialista de Beja, Paulo Arsénio, pelo PS, o presidente da concelhia social-democrata de Beja, José Pinela Fernandes, pelo PSD, e José Pedro Oliveira, pelo BE, são os candidatos conhecidos até hoje à presidência da Câmara de Beja, nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

A CDU lidera oito dos 14 municípios do distrito de Beja (Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Castro Verde, Moura, Serpa e Vidigueira) e o PS seis (Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira e Ourique).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt