"O samba era perseguido por ser lascivo e da ralé"
O centenário do samba festeja-se hoje, data do registo de Pelo Telefone, de Donga: é a data mais correta para se estabelecer o início do género musical?
É um tema polémico. A data é um marco histórico sim, pois trata-se do centésimo aniversário da gravação da primeira música de sucesso com a designação de samba. Na verdade muita gente já fazia samba nessa época. No entanto, os seus autores, talvez temerosos, registavam as suas composições como lundus ou tangos carnavalescos, já que o samba era marginalizado, estava constantemente na mira da polícia e sujeito a ser extinto, conforme ocorreu com o maxixe, pois ambos eram apontados como uma dança lasciva, adotada por gente da ralé. Assim, Pelo Telefone foi o primeiro samba que alcançou sucesso numa época em que imperavam as polcas, valsas, tangos, modinhas, lundus e outros géneros.
É justo associar o samba ao Rio, ou as contribuições de outras regiões do país, como o Nordeste ou até São Paulo, deviam ser mais reconhecidas?
O samba era praticado, em modalidades folclóricas, em várias regiões do Brasil. A influência das tias baianas no samba carioca foi importantíssimo, como no caso da lendária Tia Ciata, moradora da Praça Onze de Junho: a sua casa era o ponto de encontro da comunidade baiana radicada no Rio, então capital do país, com destaque para altos líderes das religiões negras. Ali, todos os participantes tomavam parte nas sessões de candomblé, do samba sapateado, corrido ou chulado lançado pelas tias baianas.
E foi lá que o próprio Pelo Telefone nasceu.
Os versos de Pelo Telefone foram recolhidos na casa da Tia Ciata e registados por Donga (música) e Mauro de Almeida (letra) como samba-carnavalesco na Secção de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional em 27 de novembro de 1916 e gravado no mês seguinte na Casa Edson, ganhando projeção nos coretos carnavalescos, com o apoio das Bandas do Corpo de Bombeiros, do Batalhão Naval e outras. Foi neste momento que despontou o "samba carioca", nascido através da marcação do samba do surdo de barrica, do tamborim, pandeiro, chocalho, reco-reco e cuíca, instrumentos introduzidos pelos malandros do bairro do Estácio e outros redutos onde predominava a batucada nos primitivos agrupamentos de samba.
Daí surgiu a ligação às escolas e ao Carnaval?
Sim, na década de 1920. E foram justamente as escolas de samba que revelaram importantes compositores como Ismael Silva, Cartola, Paulo da Portela, além de outros que ganharam fama e projeção através da rádio, como Ataulfo Alves, Noel Rosa, Wilson Batista, Herivelto Martins e Ary Barroso. A partir da década de 1920, o género começa a ganhar destaque por todo o Brasil.
E influenciou outros géneros, como a bossa-nova?
Com certeza, o samba influenciou outros géneros surgidos depois, como a bossa-nova, e foi-se aglutinando a novos ritmos.
Em São Paulo