Os balcões são uma das imagens de marca do Galeto.
Os balcões são uma das imagens de marca do Galeto.Leonardo Negrão

Galeto em vias de classificação como património cultural

O restaurante e snack bar foi fundado em 1966 por seis sócios, tendo sido projetado pelos arquitetos Joaquim Bento d'Almeida e Víctor Palla.
Publicado a
Atualizado a

O restaurante e snack-bar Galeto, localizado na Avenida da República, em Lisboa, está em vias de classificação como património cultural, tendo sido esta quinta-feira publicado o anúncio de abertura de procedimento em Diário da República.

De acordo com o anúncio, foi determinada a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional do restaurante e snack-bar Galeto, piso térreo e cave, incluindo o património móvel integrado, na Avenida da República, 14, na freguesia de Avenidas Novas, em Lisboa.

O estabelecimento foi fundado em 29 de julho de 1966 por seis sócios originários do Norte do País e emigrados no Brasil, tendo sido projetado pelos arquitetos Joaquim Bento d'Almeida e Víctor Palla.

A arquitetura é composta por paredes de madeira maciça com formas talhadas, balcões de madeira envernizada com dezanove lugares, cadeiras de balcão giratórias e um letreiro iluminado à entrada com o nome do snack-bar e restaurante nas cores vermelho e azul.

O ambiente do salão conta com capacidade para 125 pessoas, e, na cave, o restaurante com 78 lugares.

Em 2016, o Galeto recebeu a Distinção de Loja com História.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt