Bolsa Hermès original de Jane Birkin vendida por 8,6 milhões de euros
Uma das bolsas que a Hermès ofereceu à atriz e cantora Jane Birkin, e que inspirou o modelo que leva o seu apelido e é hoje um dos mais cobiçados acessórios de luxo do mundo, foi vendido em leilão por um recorde de 8,6 milhões de euros.
A bolsa de couro preto foi vendido pela leiloeira Sotheby's em Paris a um colecionador privado do Japão. O anterior recorde era de 439 mil euros.
A história é famosa. Em 1984, Jane Birkin deixou cair todos os pertences aos pés do então diretor da Hermès, Jean-Louis Dumas, durante um voo entre Paris e Londres. E disse-lhe que não conseguia encontrar uma bolsa suficientemente grande para as suas necessidades, sendo que usava um cesto de vime algarvio.
Birkin, mãe de três filhas, disse que queria uma bolsa que fosse metade do tamanho da sua mala de viagem e Dumas pediu-lhe que a desenhasse. A atriz usou uma das bolsas de enjoo do avião.
Em 1985, a Hermès enviou-lhe a bolsa. Ao longo da vida, a atriz recebeu mais quatro Birkin, tendo mais tarde autorizado que o modelo fosse comercializado com o seu nome (ganhando dinheiro com isso que doava todos os anos para a caridade).
A própria bolsa Hermès que foi leiloada esta quinta-feira foi vendida por Birkin em 1994, para angariar fundos para uma associação ligada à luta contra a sida. Foi mais tarde comprada por Catherine Benier, dona de uma loja de luxo em Paris, que a teve nos últimos 25 anos.
Birkin morreu em 2023, aos 76 anos. A mala que tem o seu nome é um dos objetos de luxo mais desejados, com alguns modelos (depende da cor e da pele usada, sendo todos fabricados à mão) a poderem custar dezenas de milhares de euros.
Existe uma lista de espera de anos para ter uma Birkin, não sendo possível entrar numa loja da Hermès para a comprar. É preciso criar uma relação com a marca. Outra forma de obter uma é comprando em segunda mão, sendo as bolsas Birkin um investimento, porque não desvalorizam.
Esta não é única bolsa Hermès batizada em homenagem a uma pessoa famosa. Um modelo semelhante à Birkin, mas de menores dimensões, tornou-se conhecido como Kelly em homenagem da atriz norte-americana e princesa do Mónaco, Grace Kelly. Tornou-se também uma das referências da Hermès e do mercado de luxo.