Volkswagen ID.7 Tourer: A carrinha elétrica para contrariar o domínio dos SUV
DR

Volkswagen ID.7 Tourer: A carrinha elétrica para contrariar o domínio dos SUV

Antes de ficarem rendidos aos encantos do formato SUV, os portugueses tiveram uma paixão por um outro tipo de carroçaria em particular: a station wagon ou carrinha.
Publicado a
Atualizado a

Com a ID.7 Tourer, a Volkswagen recupera o formato e apresenta uma das primeiras carrinhas totalmente elétricas para o segmento médio-alto. O espaço disponível a bordo sempre foi um dos motivos para as pessoas escolherem uma carrinha.

DR
DR

Nesse aspeto, com perto de cinco metros de comprimento, a ID.7 Tourer não desaponta quando pode acolher até cinco adultos, com o conforto de uma limousine, e ainda oferecer 605 litros de capacidade na bagageira. O volume pode aumentar até aos 1.714 litros com os bancos da fila traseira rebatidos, sendo possível transportar todo o equipamento para um fim-de-semana ao ar livre e mais do que uma bicicleta no interior sem tirar as rodas da frente.

DR

A ID.7 Tourer está equipada com um eficiente motor elétrico de última geração montado no eixo traseiro com 286 cv e duas opções de bateria com 86 e 77 kWh. Demora 6,7 segundos entre os 0 e os 100 km/h, estando a velocidade máxima limitada aos 180 km/h. A eficiência do motor elétrico aliada ao baixo coeficiente aerodinâmico permite à ID.7 Tourer Pro S Urban um consumo médio de 14,2 kWh por cada 100 km percorridos.

A Volkswagen diz ser possível alcançar uma autonomia de até 690 km em ciclo WLTP. E com o novo sistema inteligente de pré-condicionamento da bateria, obter 236 km de autonomia em apenas 10 minutos num posto de carregamento de corrente direta (DC) de 200 kW, na versão Pro S Urban.

No interior encontramos um design elegante, minimalista q.b., com uma escolha de materiais e cores sóbria que contribuem para um ambiente sereno a bordo. O conceito Wellness In-Car vai tornar qualquer viagem longa ou paragem, ainda que curta, numa ida ao SPA. Agindo em conjunto com a função de massagem dos bancos, climatização, iluminação ambiente, sistema de som e o teto panorâmico com controlo de opacidade, criam um ambiente que pode ser relaxado ou revigorante.

DR
DR

O sistema de infoentretenimento é o melhor que já testámos num Volkswagen elétrico, apesar de termos experienciado alguma dificuldade em encontrar de imediato o submenu para a climatização, é expedito na resposta, o ecrã de 15 polegadas tem uma barra de aplicações melhorada e os controlos táteis são retro iluminados. Além disso, passa também a contar com a integração do ChatGPT, que permite ao automóvel interagir com os passageiros, sendo capaz de responder a perguntas sobre diversos temas, de forma natural.

O condutor continua a ter um painel de instrumentos dedicado, à sua frente, ainda que reduzido, mas onde é possível ver toda a informação relevante. Este é complementado com um head-up display de realidade aumentada que projeta a informação que pretendermos no campo de visão do condutor, evitando distrações.

Durante o breve contacto que tivemos na apresentação nacional da ID.7 Tourer foi notório o trabalho desenvolvido pela Volkswagen no conforto demonstrado em piso empedrado e em mau estado, especialmente na versão experimentada, que estava equipada com suspensão adaptativa. Em cerca de 100 quilómetros percorridos registámos uma média de consumo de 18,18 kW/h.

A ID.7 Tourer está disponível nas versões Pro Urban, com bateria de 77 kWh, por 61.828 euros, Pro S Urban, com bateria de 86 kWh, por 66.736 euros, e GTX, com bateria de 86 kWh, por 71.843 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt