Unidades privadas da Saúde foram as que receberam mais queixas neste trimestre

Uma análise da plataforma de defesa do consumidor, Portal da Queixa, revela que as reclamações dos utentes aumentaram, no primeiro trimestre de 2023, em 62% face a 2019. Em relação às unidades privadas, este aumento foi de 220%.
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O Portal da Queixa, uma rede social de consumidores online, analisou todas as queixas que recebeu, no primeiro trimestre deste ano, contra unidades de saúde públicas e privadas e concluiu que as mesmas aumentaram 62% relativamente ao período homólogo de 2019, quando se registaram 806 queixas.

Ao todo, já foram registadas no Portal da Queixa 1298 reclamações de utentes. Destas, 480 visavam o setor privado, o que, de acordo com a análise da plataforma, faz com que as queixas neste setor tenham aumentando 220%, já que, no mesmo período, em 2019, o número de queixas recebidas foi de 150.

Em relação, a hospitais e centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, o Portal revela que a subida foi da ordem dos 28,41%, sendo que este ano foram recebidas 452 queixas quando, em 2019, tinham sido registadas 352. A especialidade que mais queixas recebe é a da Pediatria.

Os motivos das queixas, esses, já diferem quando são dirigidos às unidades públicas ou privadas. Por exemplo, segundo o Portal, entre os dias 1 de janeiro e 31 de março, a principal queixa recebida contra as unidades do sistema público dizia respeito à morosidade no atendimento, representando 37,2% das queixas.

Por sua vez, o tratamento clínico indevido representava 31,2% do total das queixas; a dificuldade no agendamento de procedimentos chegava aos 19,5% e a falta de informação aos 6%.

No que toca ao sistema privado, o principal motivo das queixas esteve relacionado com a cobrança indevida da prestação de cuidados, representando 20,1% do total, seguindo-se as reclamações sobre morosidade no atendimento, com um total de 19,1% de queixas, e a falta de informação com 12,1%. O tratamento clínico indevido reuniu 9,1% das reclamações contra os privados neste trimestre.

Nesta análise, o Portal da Queixa identificou ainda as especialidades que, nos setores público ou privado, receberam o maior número de reclamações, concluindo que a Pediatria é a área que absorve mais queixas, totalizando 18,8% do total. A área da Obstetrícia recebeu 9,4% das queixas, os Serviços de Ortopedia 7,4%, precisamente a mesma percentagem que a Urologia, com a Oftalmologia e a Oncologia a recolherem também 5,7% das queixas dos doentes.

De acordo com os dados reunidos, o Portal refere ainda que, das 1298 queixas deste primeiro trimestre, mais de 66% foram feitas por utentes do género feminino e mais de 33% do género masculino.

Entre as faixas etárias que mais se queixaram, destacam-se as pessoas entre os 35 e os 44 anos, responsáveis por 84,6% das reclamações deste primeiro trimestre. Recorde-se que, em 2022, o Portal da Queixa, plataforma onde o utente se pode queixar diretamente, recebeu mais de 5000 reclamações dirigidas ao setor da Saúde, com o SNS a liderar com 2044 queixas registadas.

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