A Semana da Cozinha no Mundo traz a Portugal as receitas tradicionais italianas mas reinvetadas um pouco por todo mundo.
A Semana da Cozinha no Mundo traz a Portugal as receitas tradicionais italianas mas reinvetadas um pouco por todo mundo.FOTO Reinaldo Rodrigues

Uma semana dedicada aos sabores de Itália

A partir deste sábado, ao longo de uma semana, o melhor da comida italiana será apresentado em vários pontos de Portugal. É a 9ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que inclui 'showcookings', jantares e até um mercado especializado.
Publicado a
Atualizado a

Foi com uma saudação aos laços (também gastronómicos) que ligam Portugal e Itália que o embaixador Claudio Miscia abriu, nesta 6ª feira, 15 de novembro, a 9ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que se inicia este sábado e se estende até dia 22.

“Tal como os portugueses, os italianos apreciam o ritual de estar à mesa e acreditam na máxima de que os olhos também comem”, disse. O que constitui uma afinidade, mesmo que os portugueses prefiram os coentros e os italianos condimentem com manjericão.

Ao longo desta semana, será dada uma atenção especial este ano à chamada Cozinha das Raízes: as receitas tradicionais italianas, reinventadas no mundo pela diáspora.

Este é o tema do livro digital As Histórias das Nossas Origens, coligido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional de Itália em colaboração com a prestigiada revista de cultura alimentar La Cucina Italiana, cuja edição portuguesa será disponibilizada no site da Embaixada.

Esta semana será ainda marcada pelo lançamento da plataforma Mapa da gastronomia italiana em Portugal, com mais de 50 restaurantes italianos, de norte a sul do País, a escolherem um prato especial que apresentarão aos seus clientes durante a Semana da Cozinha Italiana.

Estas celebrações do made in Italy à mesa chegam este ano a Viseu, com a participação de Itália no World Cheese Awards 2024, de 15 a 17 de novembro. O pavilhão italiano é organizado pela Italian Trade Agency – ITA, em colaboração com a Embaixada. Aberto ao público e aos operadores do setor, com muitas atividades para os amantes da gastronomia e do queijo.

O convidado da Embaixada de Itália para esta edição é Roberto Di Pinto, chef napolitano,  que acaba de receber uma Estrela Michelin, com o restaurante Sine.

Membro da associação Ambasciatori del Gusto,  Roberto abriu, em 2022, o seu perfil TikTok e, em poucos meses, os seus vídeos tornaram-se virais, criando uma importante base de fãs. Entre 2019 e 2023, participou em vários programas de televisão nos principais canais de televisão italianos como convidado e coapresentador.

Na próxima segunda-feira, 18, juntar-se-á ao chef português Hugo Candeias, no restaurante lisboeta Ofício, para um jantar a quatro mãos, seguindo-se no dia seguinte uma masterclass com os estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Para levar à mesa os Italianismos da comida, a programação desdobra-se entre mercados e restaurantes, em diversos locais. Em Cascais, a comida italiana marca presença no Cascais FoodLab, a 20 de novembro com um showcooking do chef Nelson Soares (restaurante Sult) e um jantar especial organizado pelo Restaurante Dom Afonso 1890, em colaboração com a loja digital Emporio Italia. 

O Mercado Municipal de Oeiras acolherá o já tradicional Mercado Itália, a realizar pela Câmara de Comércio Italiana em Portugal no fim de semana de 22 a 24 de novembro.

Além das marcas presentes, a agenda prevê um showcooking da Federação Italiana dos Cozinheiros, promovido pela Embaixada. Paralelamente decorre no Mercado uma programação especial do Instituto Italiano de Cultura, com projeções do documentário Food Markets: In the Belly of the City sobre os mercados italianos de Veneza, Palermo e Cagliari e a exposição Italianismos no Mundo.

A exposição oferece uma viagem fascinante pelo léxico da comida entre as palavras que se tornaram símbolos culturais a nível global. Com entrada gratuita. 

No Porto, no sábado 23, o chef António Mezzero propõe uma masterclass de cozinha italiana no seu restaurante de residência.

No mesmo dia, no bairro lisboeta de Marvila, o Comité dos Italianos residentes em Portugal (COMITES) junta-se à programação com a iniciativa Il Gusto dell’Arte, com um dia inteiro de eventos dedicados à criatividade da gastronomia italiana. Das 10.00 às 22.00 horas, no Manja Marvila, estúdio-palco-cozinha das Edições do Gosto.

Entre outras atividades, estão previstos o workshop Decorar as Massas, laboratório criativo onde a massa se torna numa verdadeira tela de pintura, e uma prova de vinhos italianos com escanções portugueses. A maratona conclui-se com uma noite de festa, com música italiana ao vivo.

As celebrações estendem-se à semana seguinte com a livraria italiana de Lisboa, a PIENA, a apresentar, a 25 de novembro, o livro Cucina Aperta, do chef  Tommaso Melilli.

A 26 de novembro, haverá um jantar pop-up no restaurante Pigmeu. com os chefs Tommaso Melilli, Gareth Storey e Francesco Ogliari. 

De referir ainda que, para assinalar a ligação entre Portugal e Itália, a imagem de marca desta 9.ª edição da Cozinha Italiana é um carro do português Hugo Van Der Ding.

A 9.ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo que se inicia este sábado 16 de novembro, foi lançada na sexta-feira anterior pelo embaixador de Itália em Portugal, Claudio Miscia, e a própria Embaixada dá forte apoio à iniciativa exibindo com o seu 'site' disponibilizando notícias do evento e a plataforma Mapa da Gastronomia Italiana em Portugal. FOTO: D.R.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt