Termómetros vão atingir 40º C. Todos os distritos sob avisos do IPMA devido ao calor
Todos os distritos de Portugal Continental vão estar esta terça e quarta-feira sob avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao tempo quente.
A "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima" levou mesmo à emissão de aviso laranja para Bragança e Vila Real entre a meia-noite desta terça-feira, 17 de junho, e as 18:00 de quarta-feira. Os restantes distritos estarão sob aviso amarelo.
Paralelamente, nesta terça-feira estarão em perigo máximo de incêndio mais de três dezenas de concelhos: Macedo de Cavaleiros e Vimioso (distrito de Bragança), Tabuaço (Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Belmonte, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra), Tomar, Vila Nova da Barquinha, Chamusca, Abrantes, Mação, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Constância (Santarém), Portalegre, Gavião, Marvão, Castelo de Vide e Nisa (Portalegre) e Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, Monchique e São Brás de Alportel (Faro).
Para esta terça-feira o IPMA prevê "continuação de tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo", verificando-se uma subida de temperatura ainda que com "possibilidade de neblina ou nevoeiro em alguns locais na faixa costeira". Estão previstas máximas de 40º C para Braga, Beja e Santarém, 39º C para Évora e Castelo Branco e 38º C para Coimbra, enquanto Lisboa e Porto deverão chegar aos 34º C.
Na quarta-feira, os distritos mais quentes serão Beja (40º C), Évora (39º C) e Bragança (38º C), ao passo que Lisboa atingirá os 33º C e Porto os 29º C. Para este dia o IPMA perspetiva uma "pequena descida da temperatura mínima na região Sul" e uma "descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste".
Segundo o IPMA, até quarta-feira prevê-se que Portugal continental esteja sob “influência conjunta de um anticiclone a sul das ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica”.
O tempo quente pode prolongar-se até quinta-feira, em especial nas regiões do interior.
Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.