Termómetros vão atingir 40º C. Todos os distritos sob avisos do IPMA devido ao calor

Termómetros vão atingir 40º C. Todos os distritos sob avisos do IPMA devido ao calor

Aviso laranja para Bragança e Vila Real entre a meia-noite desta terça-feira e as 18:00 de quarta-feira. Mais de três dezenas de concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio.
Publicado a
Atualizado a

Todos os distritos de Portugal Continental vão estar esta terça e quarta-feira sob avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao tempo quente.

A "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima" levou mesmo à emissão de aviso laranja para Bragança e Vila Real entre a meia-noite desta terça-feira, 17 de junho, e as 18:00 de quarta-feira. Os restantes distritos estarão sob aviso amarelo.

Paralelamente, nesta terça-feira estarão em perigo máximo de incêndio mais de três dezenas de concelhos: Macedo de Cavaleiros e Vimioso (distrito de Bragança), Tabuaço (Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Belmonte, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra), Tomar, Vila Nova da Barquinha, Chamusca, Abrantes, Mação, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Constância (Santarém), Portalegre, Gavião, Marvão, Castelo de Vide e Nisa (Portalegre) e Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, Monchique e São Brás de Alportel (Faro).

Para esta terça-feira o IPMA prevê "continuação de tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo", verificando-se uma subida de temperatura ainda que com "possibilidade de neblina ou nevoeiro em alguns locais na faixa costeira". Estão previstas máximas de 40º C para Braga, Beja e Santarém, 39º C para Évora e Castelo Branco e 38º C para Coimbra, enquanto Lisboa e Porto deverão chegar aos 34º C.

Na quarta-feira, os distritos mais quentes serão Beja (40º C), Évora (39º C) e Bragança (38º C), ao passo que Lisboa atingirá os 33º C e Porto os 29º C. Para este dia o IPMA perspetiva uma "pequena descida da temperatura mínima na região Sul" e uma "descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste".

Segundo o IPMA, até quarta-feira prevê-se que Portugal continental esteja sob “influência conjunta de um anticiclone a sul das ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica”.

O tempo quente pode prolongar-se até quinta-feira, em especial nas regiões do interior.

Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt