Banca de jornais e de revistas
Banca de jornais e de revistasLuís Manuel Neves /Global Imagens

Revista de imprensa desta terça-feira, 29 de julho

Incêndios em Portugal, concessão do TGV e acordo comercial entre EUA e UE marcam uma terça-feira quente por toda a Europa. Um ataque que matou cinco pessoas em Nova Iorque e o intensificar da luta entre Rússia e Ucrânia em destaque
Publicado a

Portugal acordou com parte do país em chamas, e três grandes incêndios a causar preocupação no norte do país. É para estas ocorrências que o Observador chama a atenção, com destaque ainda para uma peça sobre a falta de profissionais nas prisões nacionais que estará a aumentar o risco de fuga destes estabelecimentos.

Já o Expresso mantém os olhos postos no pacote para a Energia que foi apresentado ontem, dia 28 de julho, com vista a prevenir um novo apagão como aquele que deixou a Península Ibérica às escuras no final de abril. Uma análise exaustiva às semelhanças e diferenças entre as iniciativas apresentadas pelos Executivos português e espanhol faz manchete no site do semanário.

O Público traz, esta manhã, um trabalho sobre o encerramento de 72 creches por falta de licença ou condições, onde a Segurança Social considerou haver “perigo iminente” para as crianças.

Na imprensa económica, os olhos estão voltados para o impacto das tarifas na economia nacional, com reações por parte das várias indústrias. O Jornal Económico dá destaque a Armindo Monteiro, da CIP, e olha para o impacto que o acordo comercial teve nos mercados acionistas, enquanto o Jornal de Negócios faz contas ao impacto que as exportações portuguesas sofrerão. Este último faz manchete, no entanto, com o anteprojeto aprovado pelo Governo que dita que as normas da lei geral sobre teletrabalho e pagamento de trabalho suplementar possam ser afastadas por negociação coletiva de forma menos favorável ao trabalhador.

No ECO, o destaque é dado, também, ao setor empresarial que reage ao acordo firmado entre EUA e UE.

Lá fora, o The New York Times tem em destaque um ataque que matou cinco pessoas – entre elas o atirador – esta madrugada. Um homem armado matou, na segunda-feira, quatro pessoas, incluindo um polícia, num arranha-céus em Midtown, Manhattan, Nova Iorque, antes de, aparentemente, se suicidar. O jornal escreve tudo o que se sabe até agora - tal como pode ler aqui também, no DN.

Em França, o Le Monde também escrutina as tarifas que a partir de 1 de agosto vão vigorar entre EUA e UE, e destaca os ataques que se intensificaram entre a Ucrânia e a Rússia: pelo menos mais 20 pessoas morreram em bombardeamentos em Zaporijia e Dnipropetrovsk.

Na vizinha Espanha, sem surpresa, a manchete do El Pais também vai para o acordo comercial assinado entre a UE e os EUA e os impactos que terá na economia, e tem em destaque o resultado do julgamento do antigo presidente da Colombia, Álvaro Uribe, considerado culpado num caso de suborno a testemunhas.

Já o The Guardian dedica praticamente toda a sua página principal aos conflitos na Rússia e em Israel, dando especial destaque ao facto de Donald Trump ter admitido, numa alteração significativa de posição, que na Faixa de Gaza estamos a assistir a “fome extrema”.

Diário de Notícias
www.dn.pt