Máximas até 38º C. Dez concelhos de Coimbra e Faro em perigo máximo de incêndio
MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA

Máximas até 38º C. Dez concelhos de Coimbra e Faro em perigo máximo de incêndio

IPMA colocou em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).
Publicado a
Atualizado a

Dez concelhos dos distritos de Coimbra e Faro estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio, no dia em que as temperaturas vão estar elevadas, com Évora a chegar aos 38 graus e Beja, Braga e Castelo Branco aos 37.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).

Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê "valores superiores a 33/35°C na maior parte do território nacional", ventos do quadrante norte, níveis de humidade relativa do ar inferiores a 30% e noites tropicais no interior das regiões Centro e Sul até sábado.

As previsões meteorológicas para hoje no continente são de céu geralmente limpo, com aumento de nebulosidade no Norte e Centro durante a tarde, com ocorrência de aguaceiros, em especial em zonas de montanha e subida de temperatura.

Por causa da previsão de tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga sob aviso amarelo até às 21:00 de sexta-feira.

Máximas até 38º C. Dez concelhos de Coimbra e Faro em perigo máximo de incêndio
Calor coloca três distritos sob aviso amarelo a partir desta quarta-feira e mais sete a partir de quinta

Na sequência da previsão meteorológica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o aumento significativo do risco de incêndio rural, especialmente no interior norte e centro e na região sul.

A ANEPC recomendou a população a adequar os seus comportamentos tendo em conta o aumento do perigo de incêndios.

Segundo a Autoridade, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) encontra-se ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos.

A previsão de tempo quente levou também a Direção-Geral da Saúde a recomendar medidas preventivas, como beber água regularmente, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.

Máximas até 38º C. Dez concelhos de Coimbra e Faro em perigo máximo de incêndio
Estações de metro do Oriente, Rossio e Santa Apolónia abertas durante a noite devido ao calor

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt