Morreu a dra. Ruth, a terapeuta que revolucionou a forma de falar de sexo e quebrou tabus
Mike Stobe / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Morreu a dra. Ruth, a terapeuta que revolucionou a forma de falar de sexo e quebrou tabus

O estilo descontraído com que tratava temas de sexo foi copiado em todo o mundo. Terminava muitos dos seus programas com um conselho: "Façam bom sexo". Tinha 96 anos.
Publicado a
Atualizado a

A norte-americana Ruth Westheimer, conhecida apenas como Dra. Ruth, psicóloga e terapeuta que deu conselhos sexuais de forma divertida e aberta ao longo de décadas na televisão e na rádio norte americanas, morreu este sexta-feira aos 96 anos.

Muito popular e respeitada nos Estados Unidos, apareceu várias vezes em talk shows de maior audiência da época e entrou na lista das pessoas mais interessantes do século XX das revistas Playboy e People. Trabalhou na TV até 1993, quando decidiu reformar-se, e posteriormente dedicou-se alguns anos a um canal no YouTube. 

O estilo descontraído com que tratava temas de sexo foi copiado em todo o mundo. Com os seus progrmas de enorme sucesso, Ruth Westheimer deu uma contribuição importante para que determinados temas sexuais deixassem de ser tabu.

O seu primeiro programa foi na rádio, em 1980, e chamava-se "Sexually Speaking". Foi um sucesso e rapidamente deixou de ser apenas emitido em Nova Iorque e passou para todo o país. Anos depois estreou-se na televisão com um talk show de grande sucesso, o "Programa da Dr. Ruth". Terminava muitos dos seus programas com um conselho: "Façam bom sexo".

Nascida na Alemanha, no seio de uma família de judeus ortodoxos, cedo os seus pais, com a ascenção do nazismo, enviaram-na para um colégio interno na Suíça. Ruth não voltou a ver os pais, que foram mortos num campo de concentração.

Mudou-se mais tarde para a Palestina e chegou a receber treino de franco-atiradora. Aos 20 anos chegou a ser ferida por estilhaços de balas durante um ataque em Jerusalém.

Casou-se anos depois com um soldado israelita. Em Paris, estudou psicologia na Sorbone e mais tarde, já divorciada, emigrou para Nova Iorque, onde tirou um mestrado em sociologia e um doutoramento em educação, especializando-se em terapia sexual. 

Ruth Westheimer teve dois filhos, de casamentos diferentes, e quatro netos. Baixinha e com um sotaque muito característico e sempre bem disposta, deixa uma legião de admiradores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt