"Há mão criminosa". Seis incêndios ativos no distrito de Viana do Castelo
Numa altura em que a depressão Martinho passa por Portugal, há seis incêndios florestais ativos no distrito de Viana do Castelo, que está sob aviso laranja devido à previsão de vento forte.
Estes incêndios deflagraram nos concelhos de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura e Ponte da Barca, havendo suspeita de fogo posto. "Não tenho a mínima dúvida que há mão criminosa associada a estas ocorrências. As ignições foram todas ao final do dia, com condições atmosféricas de chuva. Arcos de Valdevez vai no 18.º incêndio recente. Não faz sentido. É terrorismo puro", disse o comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, à RTP.
Os fogos estão a ser combatidos por um total de cerca de uma centena de bombeiros. O vento forte, a falta de condições de visibilidade estão a dificultar o combate.
O incêndio que inspira maiores cuidados está a lavrar na zona do Soajo, onde o fogo está a chegar perto de habitações. Porém, também ocorreram ignições, todas depois das 17h30, nas localidades de Cerdeira, Cabanas, Sá, Azias e Lourido.
A GNR foi acionada para apoiar as operações.