O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro DuarteJOSÉ COELHO/LUSA

Governo vai impor que RTP emita canal através do centro de produção no Porto

Executivo vai "impor que um serviço de programas, um canal, seja emitido através do centro de produção do Norte, no Porto".
Publicado a
Atualizado a

O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou esta quinta-feira que o Governo vai impor que a RTP emita um canal através do centro de produção no Porto, com o objetivo de apostar numa proximidade ao território.

"A ideia fundamental é trazermos a RTP para o mundo de hoje e prepararmos a RTP para os anos que aí vêm. A RTP [...] tem vindo a perder audiência, relevância na nossa sociedade e queremos inverter esta tendência, dando-lhe outras ferramentas", afirmou Pedro Duarte, num debate, no parlamento.

Neste sentido, o executivo vai "impor que um serviço de programas, um canal, seja emitido através do centro de produção do Norte, no Porto", disse.

O anúncio foi realizado no final do debate setorial, em resposta ao deputado do CDS-PP, Paulo Núncio. O ministro não precisou mais detalhes sobre este canal.

Pedro Duarte referiu apenas que o Governo também quer apostar nos Açores, na Madeira e na RTP África.

O Governo apresentou, no ano passado, o Plano de Ação para a Comunicação Social, que contém 30 medidas, divididas em quatro eixos -- Regulação do Setor, Serviço Público Concessionado, Incentivos ao Setor, Combate à Desinformação e Literacia Mediática.

Na quarta-feira, o ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou que o novo contrato de concessão da RTP recomenda que a RTP1 deve tendencialmente deixar de ser financiada por publicidade, sem estabelecer prazo, caindo a imposição do seu fim em 2027.

Pedro Duarte, que falava em entrevista à CNN Portugal, acrescentou que a revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão da RTP foi colocado na quarta-feira em consulta pública e que "uma das medidas que lá está tem a ver" com o seu financiamento.

"Tínhamos uma intenção original de libertar a RTP da publicidade comercial" até 2027 "para poder estar mais próxima das pessoas e, portanto, atingir mais pessoas", mas "o parlamento travou isso" e "democraticamente fomos, em certo sentido, obrigados a desistir dessa ideia original", sendo agora recomendado que "a RTP deve tendencialmente nos próximos anos, não temos um prazo, mas deve caminhar num sentido que a RTP1 deixe de ser financiada por publicidade comercial", afirmou o governante.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt