Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos
O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu esta terça-feira aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi "referência incontornável na área da saúde" em Portugal.
Em comunicado, o grupo Joaquim Chaves Saúde refere que "o seu nome e pegada ficarão na história do setor" no país.
Joaquim Francisco Jorge Martins Chaves foi uma das maiores referências nacionais na área das análises clínicas. Um empreendedor e precursor no desenvolvimento e modernização do serviço de análises clínicas em Portugal, lembrou a Ordem dos Farmacêuticos.
Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Farmácia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, no ano de 1958. Dez anos depois, concluiu a especialidade em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos.
A sua carreira profissional foi reconhecida pela Ordem dos Farmacêuticos, em 2023, através da atribuição da sua Medalha de Honra.
"A Ordem dos Farmacêuticos associa-se à dor e tristeza de familiares e amigos, manifestando as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de uma das grandes figuras e exemplos da profissão farmacêutica em Portugal", podia ler-se numa nota da OE.
As cerimónias fúnebres decorrem a partir desta quarta-feira, dia 27 de novembro, pelas 18:00 horas, na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral realiza-se na quinta-feira, pelas 15:00 horas.
A Joaquim Chaves Saúde, fundada em 1959, "opera exclusivamente no setor da saúde", contando com sete laboratórios, sete clínicas médicas, sete clínicas de radioncologia e 400 postos de análises clínicas, em todo o território nacional.
Além dos serviços em Portugal, o grupo opera também um laboratório de análises clínicas em Moçambique.