Compras solidárias: há um portal que agrega milhares de presentes e beneficia instituições

Há 11 anos que o portal comprasolidaria.pt faz um "dois-em-um": facilita a vida de quem quer oferecer presentes enquanto ajuda diretamente várias instituições.
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Pode ser aquele par de meias, a caneca natalícia, o caderno de notas ou até um simples postal. Pode ser apenas uma lembrança ou centenas delas, com uma única certeza: cada compra é solidária, porque o valor reverte para uma das cerca de 100 instituições parceiras do portal comprasolidaria.pt. A ideia nasceu há 11 anos, pela mão de Joana Lobo, e tal como então continua a ser alimentada pelo voluntariado.

Surgiu em novembro de 2012 da "vontade de criar uma plataforma agregadora de todas as formas de ajudar, que acabou por se concretizar numa plataforma especializada numa das formas de contribuir (nas suas várias vertentes)", conta ao DN a mentora desta iniciativa. A verdade é que, mais de uma década volvida, o portal comprasolidaria.pt continua a cumprir o seu papel: "Permitir que, através de simples escolhas no dia a dia, quando estamos a comprar estejamos, ao mesmo tempo, a ajudar uma causa", adquirindo produtos, serviços e eventos com componente solidária e/ou de impacto social.

À época, Joana percebeu "que não existia nenhum agregador que nos desse a conhecer os produtos que existem e que estão associados diretamente a uma causa. E fazia todo o sentido que existisse, de forma a que se opte mais por essas iniciativas". Tudo começou por uma pesquisa exaustiva em múltiplos meios, "para saber o que existia". "A diversidade é enorme e estavam muito dispersos - no site de uma instituição, num post nas redes sociais de outra, numa notícia nos media sobre outra, num post num blog, noutros casos só eram divulgados em mercados físicos... Para quem quisesse saber o que existe não era possível porque a informação estava muito dispersa e exigia muito tempo de pesquisa para de facto encontrar", recorda. Depois veio a criação de categorias, a pensar nos serviços que apoiam a sustentabilidade de projetos sociais.

"Essa é uma secção que nos permite conhecer, por exemplo, espaços que se podem alugar, seja para festas ou eventos como workshops, e ao mesmo tempo apoiar uma causa, assim como serviços de catering, serviços domésticos, de logística, costura, entre outros", conta Joana Lobo.

Além dos presentes físicos, o portal permite também escolher a opção de vales-donativo (físicos ou digitais) que permitem apoiar alguém numa comunidade com maior vulnerabilidade social, desde bolsas de estudo, a kits de material escolar, cabazes alimentares, kits de energia solar, ou mesmo materiais para construção de escolas.

O portal foi lançado "pela percepção do benefício e utilidade que haveria para todas as partes, da existência de um site agregador e foi criado mesmo sem haver nenhum financiamento. Tem sido desenvolvido voluntariamente desde então."

Quando se opta pelo portal para fazer um pedido ou um donativo, o mesmo segue diretamente para cada uma das instituições ali registadas, que responde com os dados para pagamento. "O motivo pelo qual (pelo menos na fase atual do projeto) não é feito pagamento no momento, no próprio site, é simples: assim como existem produtos cuja capacidade de produção é na ordem das centenas, ou até milhares, outros existem que são mesmo peças únicas. E assim, a pessoa faz o pagamento não no próprio momento, mas apenas após haver uma confirmação que o que pretende, e como pretende, está disponível. Este método também permite ter uma diversidade muito maior de produtos do que existiria se o site se limitasse apenas a casos com stock elevado", explica Joana Lobo.

De resto, "quando são casos em que não é possível resposta personalizada, seja por parte das instituições ou dos parceiros das mesmas, o que o site faz é dar a conhecer as formas de compra. Ao alargar o conceito a estes casos também, permite-nos igualmente dar a conhecer a quem visita uma maior diversidade de produtos, aumentando a probabilidade de encontrar algo que vai ao encontro do que se procura, ao mesmo tempo que apoia uma causa".

Todos os anos a plataforma tem crescido, tanto em termos de visitas como em número de instituições apoiadas. E essas cruzam um universo muito diversificado. Podem ser grandes instituições (como a UNICEF ou a Amnistia Internacional), ou pequenas associações de bairro. Todas ali estão em pé de igualdade no que respeita à visibilidade.

Joana Lobo explica que, ao longo do tempo, por ser um site centralizador deste tipo de iniciativas, "cada vez mais se torna o local onde as pessoas que querem fazer a diferença vêm ver o que existe, quer nas suas escolhas a título particular (para amigos, familiares ou mesmo para si próprios), quer para escolhas no seu local de trabalho - por exemplo lembranças e cabazes para parceiros e colaboradores, lembranças comemorativas em várias ocasiões ao longo do ano, ou outros serviços".

"Em alguns casos, a compra de produtos solidários pode ser fonte de sustentabilidade para os projetos das Associações. Noutros casos, quando se trata por exemplo de peças artesanais únicas feitas no âmbito de Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, estamos a dar a conhecer as capacidades dos utentes, a promover a sua autoestima e autonomia", sublinha a mentora do projeto.

Para quem compra, a plataforma tem um lado prático também. "A principal vantagem de toda a utilidade de encontrar centenas de sugestões reunidas de forma prática num só local, categorizado, pesquisável; em cada página, podemos ficar a conhecer não só o produto ou serviço, como também a causa apoiada - e desta forma, estimula-se cada vez mais a opção por este tipo de iniciativas dois-em-um", acrescenta esta voluntária.

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