Imagem do vídeo promocional da nova app do SNS, descarregado há uma semana no site da agência digital do ministério da Saúde, e no qual se garante que a app sabe tudo. Para muitos dos beneficiários, não sabe nem sequer como se chamam e qual o seu centro de saúde. É como se não existissem no sistema.
Imagem do vídeo promocional da nova app do SNS, descarregado há uma semana no site da agência digital do ministério da Saúde, e no qual se garante que a app sabe tudo. Para muitos dos beneficiários, não sabe nem sequer como se chamam e qual o seu centro de saúde. É como se não existissem no sistema.

APP do SNS a zeros: "Perdi tudo, não aparecem receitas, nada"

Ministério da Saúde admitiu, a 29 de julho, existência de "falhas" e a 30 garantiu estarem resolvidas. Mas nove dias depois há quem entre na app e a veja vazia. "A nova app SNS24 sabe", diz vídeo promocional. Só que não.
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"Nem o meu nome aparece"; "A mim também não me aparece nada. Parece que temos de esperar que nos voltem a pôr no sistema"; A minha mulher, no dia 2, depois de ene tentativas, teve de pedir receitas em papel. A farmácia também estava com problemas, e comunicou o facto à Associação Nacional de Farmácias"; "Atualizou, pede login novamente, a mim deu erro e para 'tentar mais tarde'."

Estas são algumas das reações surgidas no Twitter/X no início da tarde desta quinta-feira, quando o DN assinala que a app do SNS reiniciou, após a alteração no sistema ("update", ou atualização), sem qualquer informação relativa ao utente (neste caso, a jornalista que assina este texto). Nem receitas, nem requisições, nem sequer a identificação do centro de saúde onde a pessoa com aquele número de beneficiário está inscrita: nada. É como se tivesse acabado de nascer.

"É, além do mais, uma grave violação do Regime Geral de Proteção de Dados", comenta um dos tuiteiros. "A conservação dos dados é uma das obrigações de quem se propõe a ter dados pelos períodos previstos."

Em pleno mês de agosto, quando uma parte considerável da população, incluindo médicos, está de férias e fora da residência habitual, a impossibilidade de aceder digitalmente ao receituário pode ser um problema sério, já que graças à app deixou de ser necessário andar com as receitas em papel.

O problema parece não ser generalizado, já que há quem encontre toda a informação na nova app. O DN tentou obter informação junto do ministério da Saúde, sem sucesso -- na agência digital do ministério da Saúde (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde/SPMS), ninguém atende o telefone. Também na Associação Nacional das Farmácias foi impossível, devido ao "período de almoço", saber se os problemas se estendem às farmácias.

A última atualização informativa sobre os problemas com a app no site do SPMS é de 30 de julho, e garante que "já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir a sua estabilidade e fiabilidade."

Mas, apesar destas garantias, aconselha-se a que, em caso de persistência de problemas de acesso, se termine a sessão e se volte a entrar. Conclui-se lamentando "os possíveis transtornos causados pela instabilidade detetada nos últimos dias. Asseguramos que as equipas técnicas têm vindo a reforçar a monitorização das novas plataformas, a fim de corresponder às necessidades e expectativas dos utilizadores." 

Na página do SPMS, um vídeo promocional da nova app, com o título "a app sabe", mostra um casal que vai ao médico; quando o paciente, um homem, tenta reproduzir a história clínica, a pessoa que o acompanha, uma mulher, vai corrigindo o que ele diz, com os olhos na app. No final da rábula, ouve-se: "Já não precisa de perguntar a ninguém. Seja marcação de consultas, ver o boletim de vacinas ou o histórico da família, conte com o SNS24. Se tem qualquer dúvida em relação à sua saúde, a nova app SNS24 sabe." Ora, como se constata, para uma parte dos beneficiários do SNS, a app não parece sequer saber que existem.

(em atualização)

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