"A nação que matou África". Padrão dos Descobrimentos volta a ser vandalizado

A Polícia Judiciária já esteve no local a dar conta da ocorrência. A EGEAC já anunciou que a pichagem já foi removida.
Publicado a
Atualizado a

O Padrão dos Descobrimentos voltou a ser vandalizado com a frase "A nação que matou África, Wakanda4Ever". Isto acontece numa altura em que se iniciou o processo de classificação como monumento. A EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) anunciou que a pichagem já foi removida.

As pichagens "eram de dimensão reduzida e não provocaram danos, tendo sido possível remover as mesmas", adianta a EGEAC à Lusa.

A frase faz referência a Wakanda, uma nação futurística tecnologicamente avançada, situada em África e que tem origem na banda desenhada da Marvel.

Segundo o presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, que gere o Padrão, citado pelo Público, o incidente terá ocorrido na terça-feira.

A Polícia Judiciária já esteve no local a dar conta da ocorrência.

Em 2021, a estátua foi vandalizada por um casal estrangeiro que escreveu no lado do Padrão dos Descobrimentos, "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate".

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um processo de classificação como monumento do Padrão dos Descobrimentos, incluindo a Rosa-dos-Ventos inscrita na calçada adjacente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt