Os problemas de saúde dos nossos presidentes
MARCELO
Operação à hérnia
Marcelo Rebelo de Sousa foi internado de urgência, em dezembro último, para ser operado a uma hérnia umbilical. A cirurgia foi realizada por Eduardo Barroso, amigo do Presidente, no Hospital Curry Cabral. Marcelo teve alta a 31 de dezembro, três dias depois da intervenção, a tempo de passar a passagem de ano em casa. Foi também da sua moradia, em Cascais, que fez em direto a tradicional mensagem de Ano Novo. No tempo em que esteve internado ainda despachou diplomas no quarto do hospital.
CAVACO SILVA
O episódio vagal
Nas comemorações do 10 de Junho de 2014, o então presidente da República Cavaco Silva desmaiou enquanto discursava. Estava muito calor. Cavaco foi levado em braços pelos militares e foi assistido de imediato.
O major-general médico José Duarte disse que o chefe de Estado tinha sentido "uma reação vagal, da qual recuperou rapidamente, nunca tendo perdido a consciência e sempre manifestou intenção de concluir o seu discurso".
Desmaio na posse de Guterres
O primeiro desmaio de Cavaco em cerimónias públicas aconteceu a 28 de outubro de 1995 aquando da tomada de posse de António Guterres como primeiro-ministro. Enquanto Mário Soares discursava no Palácio da Ajuda, o chefe de Governo cessante desmaiou. Causas: o ambiente abafado da Sala dos Embaixadores e as últimas horas que tinham sido "terríveis" a nível pessoal [a morte do sogro], conforme o próprio explicou pouco depois.
JORGE SAMPAIO
Cirurgia ao coração
Jorge Sampaio foi operado ao coração, durante o seu primeiro mandato no Palácio de Belém. Nessa altura, o Tribunal Constitucional declarou o impedimento temporário do Presidente que foi substituído no cargo por Almeida Santos, presidente da Assembleia da República e segunda figura do Estado. A última vez que Sampaio foi operado ao coração foi em setembro do ano passado.