Portugal tem o melhor azeite do Mundo

É produzido em Ferreira do Alentejo pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro e foi distinguido na categoria de Mild Green Fruitness (frutado verde ligeiro) nos prémios Mario Solinas, do International Olive Council

A produção nacional de azeite volta a ganhar destaque internacional. O azeite produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, foi eleito o melhor do mundo na categoria de Mild Green Fruitness (frutado verde ligeiro) nos prémios Mario Solinas, do International Olive Council (Conselho Internacional do Azeite).

A lista de vencedores foi divulgada na sexta-feira e os galardões vão ser entregues no dia 29 de junho, em Nova Iorque.

Este ano, Portugal conseguiu quatro distinções. Na categoria de Mild Green Fruitness, o nosso país recebeu o 1.º prémio para o azeite da Sociedade Agrícola Vale do Ouro, o 2.º prémio para um azeite produzido pela Sovena e o 3.º prémio foi para a empresa Fitagro. O 3.º prémio na categoria de Ripe Fruitness (frutrado maduro) foi para o azeite da empresa Elosua.

Também Espanha, que se candidatou com 97 azeites, foi distinguida com quatro galardões. Portugal apresentou-se nos prémios Mario Solinas com 35 azeites. Ao todo estiveram 189 marcas de azeite.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Artur Silva

Notícias da frente da guerra

Passaram cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial. Foi a data do Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão e do cessar-fogo na Frente Ocidental. As hostilidades continuaram ainda em outras regiões. Duas décadas depois, começava a Segunda Guerra Mundial, "um conflito militar global (...) Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 e mais de 70 milhões de mortes" (Wikipédia).