Amanhã há buzinão. Mas borlas em agosto estão fora de questão
O ministro do Planeamento garantiu hoje à TSF que não haverá isenção do pagamento de portagens na ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, no mês de agosto, como pede a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, que agendou para amanhã um buzinão.
"O governo não está neste momento a analisar essa possibilidade. Há constrangimentos orçamentais, por isso essa possibilidade não está sequer a ser analisada nesta fase", afirmou o ministro Pedro Marques, no mesmo dia em que o Governo anunciou a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de agosto, em algumas autoestradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve. "Portanto o nosso compromisso, que estamos a cumprir, tem a ver com a redução de portagens no interior. Esse era o passo que queríamos dar para o desenvolvimento nas populações do interior, nas economias do interior, e que vamos dar hoje", disse o governante.
[artigo:5294740]
Uma posição que Luísa Ramos, da Comissão de Utentes da ponte, lamenta e que considera que dará mais força ao protesto marcado para amanhã e que visa a reposição da isenção do pagamento de portagens em agosto, como acontecia até 2011.
"Aqueles que residem, trabalham e estudam na margem sul do Tejo são os únicos portugueses que têm de pagar portagens nas pontes sobre os rios em Portugal", refere, em comunicado, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul.
Para aquela comissão, a situação representa uma "discriminação inaceitável", recordando que tem ao longo dos anos exigido a abolição de portagens e que os vários governos "nada fizeram".
A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul apela a todos os utentes daquela ponte para a partir das 08:00 de quinta-feira "façam chegar ao Governo, através da buzina do seu automóvel, a exigência pela reposição da isenção de portagens no mês de agosto".
No comunicado, a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul lembra que durante vários anos houve isenção de pagamento de portagens naquela ponte durante o mês de agosto, que o anterior Governo de Pedro Passos Coelho decidiu acabar.
"Denunciamos prontamente este roubo e os utentes da Ponte 25 de Abril apoiaram um dos maiores protestos feitos contra as portagens na forma de buzinão", salienta a comissão.