Ministro da Agricultura. “Temos de investir forte para resolver definitivamente problema da seca”
PAULO SPRANGER/Global Imagens

Ministro da Agricultura. “Temos de investir forte para resolver definitivamente problema da seca”

José Manuel Fernandes defende “soluções suportadas em termos técnicos” para não criarmos prejuízo aos agricultores”.
Publicado a
Atualizado a

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes considera que é necessário “mais investimento” em soluções para lidar com os efeitos da seca. Reagindo à posição dos agricultores algarvios, que já fizeram saber que não aceitam cortes diferenciados na utilização de água, José Manuel Fernandes defende que, qualquer que seja a opção do governo, ela deve ser capaz de garantir “previsibilidade” no abastecimento.

“A decisão que tomarmos será a favor dos agricultores, dando-lhes previsibilidade [e] dando-lhes estabilidade”, defendeu o ministro, sem concretizar, embora deixe antever que as opções terão de ser ponderadas, tendo em conta a sustentabilidade futura dos recursos. 

“Não vamos andar a prometer que vamos abrir a torneira e depois voltar a fechar a torneira”, afirmou o ministro, garantindo que “as decisões tomadas neste domínio - e estou a falar de soluções imediatas -, têm de ser suportadas em termos técnicos para não criarmos prejuízo aos agricultores”. 

“Queremos proteger os investimentos que eles fizeram e para protegê-los, aquilo que estamos a fazer é acelerar investimentos necessários para o armazenamento e o abastecimento eficiente de água”, afirmou o ministro da Agricultura, a falar à margem de uma reunião sectorial, no Luxemburgo. 

O ministro reagia à uma posição da Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve, que representa cerca de 1000 agricultores, a qual, de acordo com a Agência Lusa, defendeu uma atualização dos cortes no consumo de água impostos pelo anterior Governo, advertindo que “só aceitará cortes iguais” para todos os setores da região.

Questionado sobre se as soluções equacionadas pelo ministério da Agricultura têm sido conversadas com o titular da parta do Ambiente, José Manuel Fernandes assegurou que o diálogo entre os dois ministérios tem ocorrido.

“Temos conversado e estamos os dois em linha com este objectivo o de ajudarmos os agricultores ou de permitirmos também que a população, nomeadamente o Algarve usufrua desse bem, que é a água, que é essencial também para outras actividades, como por exemplo as atividades turísticas no Algarve”, frisou, lembrando que está “planeada até ao dia 10 de Maio, uma reunião da seca para verificarmos aquilo que podemos fazer no imediato”. 

Defendendo soluções que garanto um abastecimento com previsibilidade, José Manuel Fernandes afirma que “não podemos sempre andar a correr atrás do prejuízo, temos de investir e investir forte para resolver este problema definitivamente”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt