Meta aplica dez anos de restrição à conta oficial do Chega no Facebook

Meta aplica dez anos de restrição à conta oficial do Chega no Facebook

Partido político está impedido de partilhar vídeos e fotografias na conta que tem 198 mil seguidores. André Ventura diz que vai recorrer aos tribunais e à Assembleia da República.
Publicado a
Atualizado a

A conta oficial do Chega no Facebook foi alvo de restrições por um período de aproximadamente dez anos, aplicada pelo gigante tecnológico Meta sem que tenha sido dada qualquer explicação ao partido político português. Ao que o DN apurou, os gestores da conta estão impedidos de partilhar vídeos e imagens diretamente na conta, que tem 198 mil seguidores.

André Ventura disse ao DN que pondera recorrer aos tribunais para reverter a restrição, que o Chega está a contornar através de partilhas de vídeos publicados na conta pessoal do líder do partido, visto que a conta oficial também é alvo de restrições há vários meses. E também planeia levar o tema a discussão na Assembleia da República.

Os administradores da página oficial do Chega no Facebook receberam apenas a mensagem de que a conta está restringida durante 3649 dias. “A atividade da tua conta desrespeitou os nossos Padrões da Comunidade. Portanto, não podes executar uma ou várias ações habituais”, anunciou a Meta, sem qualquer contacto prévio ou explicação.

Ao que o DN apurou, entre o Chega existe a convicção de que as restrições se devem a um vídeo, partilhado nesta semana na conta oficial de Facebook, que mistura imagens de uma intervenção de Ventura no plenário da Assembleia da República, referindo-se ao que diz ser a “impunidade” da comunidade cigana e, Portugal, com imagens de três pessoas a vangloriarem-se de terem cortado os longos cabelos de uma mulher.

O DN contactou a Meta, perguntando quais foram os motivos para a decisão de restringir a conta oficial do Chega e para a duração de dez anos desse impedimento, mas ainda não obteve qualquer resposta da holding que detém o Facebook e o Instagram.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt