Listas "montenegristas" de Carlos Moedas e Ana Paula Martins com maioria absoluta
As listas afetas à liderança de Luís Montenegro para o Conselho Nacional e para o Conselho de Jurisdição Nacional obtiveram uma clara maioria dos votos dos congressistas sociais-democratas reunidos em Braga, apesar de serem as únicas em que havia alternativas no 42.º Congresso.
No caso do Conselho Nacional, a Lista A, novamente encabeçada pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas - com a comissária europeia indigitada Maria Luís Albuquerque e a vice-presidente da Assembleia da República Teresa Morais a surgirem nos lugares seguintes -, elegeu 46 elementos, enquanto a soma das outras três listas não foi além de 24 eleitos.
Entre as restantes distinguiu-se a Lista B, liderada pelo ex-dirigente da JSD João Gomes da Silva, com 12 eleitos, enquanto a Lista C, do ex-deputado André Pardal, colocou oito elementos no Conselho Nacional. Por último, a Lista D, de Luís Rodrigues, só conseguiu quatro. Refira-se que os três adversários eleitorais de Moedas já eram conselheiros nacionais.
Também no Conselho de Jurisdição Nacional a escolha de Montenegro teve bom resultado. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que substituiu Matos Correia, tinha consigo a maioria dos atuais elementos desse órgão partidário, à exceção de José Miguel Bettencourt, que apresentou uma lista alternativa. Mas a governante sai do 42.º Congresso do PSD com um voto de confiança do partido, pois a sua Lista A elegeu seis elementos, contra apenas três da Lista B.