Deputada do PSD lamenta "vexame" nas listas da AD
A deputada Sofia Matos, que foi cabeça de lista do PSD pelo Porto em 2022, mas agora foi colocada no 37.º lugar da lista da Aliança Democrática no mesmo círculo, não vai seguir o exemplo de vários colegas do grupo parlamentar que recusaram os lugares inelegíveis que lhes foram destinados, mas lamentou, em declarações ao DN, que esses deputados não tenham sido contactados previamente pela liderança do partido “para não se verem confrontados com esse tipo de vexame e achincalhamento”.
No mesmo dia em que Rui Cristina, eleito por Faro em 2022, passou a deputado não inscrito, reagindo ao quinto lugar da lista da AD - e poderá vir a candidatar-se pelo Chega, com André Ventura a dizer que “será bem-vindo”-, Sofia Matos confirmou que aceita o lugar “que escolheram para si”, embora saliente que o seu caso, enquanto ex-cabeça de lista, à frente do então líder Rui Rio, “é muito particular”.
Além de 45 atuais deputados do PSD terem sido excluídos das listas da AD, Maló de Abreu já tinha passado a não inscrito (será candidato pelo Chega), Tiago Moreira de Sá recusou passar de sétimo a 25.º em Lisboa e Fernanda Velez, terceira eleita por Setúbal, não aceita o décimo lugar.
Face à revolta dos excluídos, o antigo secretário-geral-adjunto João Montenegro, outro deputado que ficou fora das escolhas, pediu ontem que não saiam mais quadros do PSD, “apesar de não terem sido aproveitados pela direção”.