Líder do Governo irá chefiar a delegação portuguesa.
Líder do Governo irá chefiar a delegação portuguesa.Leonardo Negrão

Brasil terá primeira visita de Montenegro enquanto primeiro-ministro

Luís Montenegro confirmou que estará presente na cimeira do G20 no Rio de Janeiro este mês. Reunião ocorre entre os dias 19 e 20 de novembro.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro Luís Montenegro confirmou que estará presente na cimeira do G20 no Rio de Janeiro este mês. O anúncio foi feito pelo gabinete do primeiro-ministro esta sexta-feira. O chefe do executivo participará no encontro nos dois dias, 19 e 20 de novembro. O chefe do executivo português estará ao lado de outras lideranças da União Africana e da União Europeia (UE).

Será a primeira visita de Montenegro ao Brasil enquanto primeiro-ministro. Ainda não foi divulgada a agenda específica da visita à cidade. Do lado do governo brasileiro, fontes contactadas pelo DN informaram que Lula da Silva está a ser convidado para vários encontros com líderes mundiais durante cimeira, mas a agenda só será divulgada na véspera do evento.

A viagem de Montenegro ocorre no âmbito do convite feito pelo Governo brasileiro - atualmente na presidência do G20 - para que Portugal integre as discussões do grupo ao longo de um ano. Desde o início da presidência brasileira, representantes de Portugal têm vindo a participar em reuniões ministeriais e encontros técnicos, ao lado de outras lideranças. É a primeira vez em que Portugal é convidado para um encontro do G20.

Além de Luís Montenegro, outra presença confirmada é de José Pedro Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República. Na semana passada, o embaixador do Brasil Raimundo Carreiro Silva esteve com Aguiar Branco no Parlamento, com a visita na agenda do encontro. Faz parte da programação da cimeira do G20 um encontro chamado de P20, a cimeira dos presidentes de Parlamentos do grupo, que representa 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Além de assuntos relacionados com o G20, Brasil e Portugal estão a discutir a realização da cimeira luso-brasileira em 2025. Esta edição será no Brasil, após a que será realizada em Lisboa, em abril de 2025.

Segundo apurou o DN junto de fontes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, uma das datas em cima da mesa é fevereiro do próximo ano, mas ainda não está confirmada. Mauro Vieira, ministro dos Negócios Estrangeiros, estava com viagem marcada a Lisboa no início de outubro. No entanto, a emergência de retirada de cidadãos brasileiros do Líbano, na escalada da guerra na Médio Oriente, fez com que a vinda fosse adiada. Na cimeira de 2025, serão assinados acordos bilaterais entre Brasil e Portugal, com vistas a beneficiar os cidadãos imigrantes em cada país. 

amanda.lima@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt