O deputado comunista António Filipe, que está a conduzir os trabalhos parlamentares, anunciou nesta manhã de quarta-feira que a quarta tentativa de eleição do presidente da Assembleia da República vai decorrer às 15h00, três horas depois do que estava previsto.
O prazo para apresentação de candidaturas foi também alargado até às 14h00. Até agora só está confirmada a candidatura do deputado do Chega Rui Paulo Sousa, o que indicia que só será possível eleger o presidente da Assembleia da República numa solução de consenso entre AD e PS.
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Política
António Filipe confirma adiamento da quarta tentativa de eleição do presidente da AR
Caso se mantenha o impasse, sem nenhum candidato a obter 116 votos favoráveis, António Filipe disse que o “processo se repetirá ad eternum” até que haja um novo presidente da Assembleia da República.
Da parte da noite houve mais duas tentativas de eleição. Acabou por ser o socialista Francisco Assis a ter mais votos, com 90, enquanto Aguiar-Branco desceu para 88 e a deputada do Chega Manuela Tender (em tempos deputada do PSD) teve 49 deputados consigo, menos um do que o total de eleitos do seu partido. Houve ainda dois votos em branco e um parlamentar falhou a eleição.
Seguiu-se uma segunda volta, com Assis e Aguiar-Branco a repetirem o mesmo resultado, enquanto 52 deputados optaram pelo voto em branco, pelo que não foram só os eleitos do Chega a decidir assim.