Respeito e orgulho pelo Diário de Notícias
O Diário de Notícias promove hoje uma Grande Conferência na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, onde vamos debater os grandes temas que deverão marcar o ano de 2025, em áreas como a Geopolítica, a Segurança e a Defesa, as migrações, a economia e a Inteligência Artificial. Esta Grande Conferência assinala o 160.º aniversário do nosso jornal, que se cumpriu no passado dia 29 de dezembro.
Ser diretor de um jornal diário com 160 anos é simultaneamente um privilégio e uma enorme responsabilidade, na medida em que sente sobre os ombros o peso de dirigir uma publicação que registou nas suas páginas os principais acontecimentos no país e no mundo que tiveram lugar desde 1864. Além disso, no DN escreveram grandes vultos das letras nacionais, de Eça de Queirós a Saramago, sem esquecer as entrevistas com os grandes protagonistas da política nacional e europeia dos últimos 160 anos. Um jornal como o DN não é apenas um diário: é uma instituição cuja história está indissociavelmente ligada à do país.
Dito isto, o autor destas linhas é o diretor de um jornal de referência e não de um museu. O Diário de Notícias está consciente do seu passado e procura ser fiel aos valores que mantém desde a sua fundação, mas é um jornal voltado para o futuro. Construir um projeto jornalístico sem saber o que queremos ser e qual a razão da nossa existência seria o mesmo que construir uma casa a partir do telhado. No DN, estamos focados na sustentabilidade do nosso projeto, procurando fazer jornalismo de qualidade, independente e rigoroso, que ajude os nossos leitores a tomarem decisões esclarecidas nas suas vidas pessoais e profissionais, dando-lhes os factos de que necessitam para poderem decidir em consciência. Aqui reside o valor do nosso trabalho.
Estabelecida essa missão e razão de ser, temos de ir ao encontro das novas tendências de consumo de informação, assentes em novas tecnologias que transformaram por completo a forma como se lê um jornal. Com esta realidade em mente, lançámos no início de janeiro uma nova edição online, que permite uma experiência de utilização muito melhorada, mas que ainda está a ser afinada (pedimos desculpa aos nossos assinantes por alguns problemas que possam ter tido). E, nos próximos meses, vamos lançar novos conteúdos multimédia, em vídeo e podcast, para que o DN seja um jornal verdadeiramente multiplataforma, onde os leitores podem optar pelo suporte que preferem - papel, digital ou multimédia -, com a garantia de que terão, em qualquer caso, jornalismo de qualidade.
Em simultâneo, vamos promover eventos de debate sobre os grandes temas da atualidade, onde juntaremos os nossos leitores, parceiros e anunciantes, contribuindo para uma sociedade mais informada e cimentando os laços com a nossa comunidade.
Em nome de toda a equipa do Diário de Notícias, agradeço aos nossos leitores, parceiros e anunciantes o apoio e a preferência que têm demonstrado pelo nosso jornal, renovando os votos de os procurarmos servir com jornalismo de qualidade durante os próximos 160 anos.
Diretor do Diário de Notícias