Opinião
O que esperar do mercado das criptomoedas em 2025
A recente eleição de Donald Trump trouxe expectativas muito otimistas para o mercado das criptomoedas, tendo a nova administração americana demonstrado ter planos para transformar os Estados Unidos da América num hub global de criptoativos. Esta abordagem pode, por isso, criar um ambiente regulatório mais amigável, incentivando o crescimento do setor. Com o mercado em alta, são muitas as previsões que apontam para que a Bitcoin atinja a marca dos 150 mil dólares até ao final de 2025. Em linha com esta trajetória, outros ativos digitais, como Ethereum e Solana, também poderão acompanhar a crescente valorização.
Enquanto os EUA adotam uma postura pró-criptomoedas, a União Europeia avança com a implementação do regulamento MiCA, que entrará em vigor em janeiro de 2025. Este regulamento relativo aos mercados de criptoativos irá estabelecer regras uniformes, com o objetivo de garantir maior transparência e proteção dos investidores, impondo normas mais rigorosas às empresas do setor. Embora o MiCA possa gerar custos de conformidade elevados, dificultando a sobrevivência de algumas empresas, também promete atrair investidores institucionais uma vez que proporciona maior segurança jurídica.
A médio prazo, a Europa pode assim consolidar-se como um mercado regulado, mas nunca competitivo no espaço cripto, o que levará a nova geração a preferir outras regiões do globo como os Emirados Árabes Unidos, Hong Kong ou Arábia Saudita que oferecem condições mais favoráveis para os investidores. Decorrido em 2024, o halving da Bitcoin ainda deverá ter impacto durante 2025, impulsionando o mercado até ao final do ano.
Historicamente, após períodos de forte valorização, o mercado de baixa (bear market) tende a surgir, pelo que se projeta que o bear market aconteça em 2026, quando o impacto do halving diminuir e muitos investidores concretizarem os seus lucros. A postura favorável dos EUA e a regulamentação estruturada na Europa criam um cenário de oportunidades e desafios. O mercado global deve expandir-se significativamente em 2025, mas a volatilidade e os ciclos naturais do setor continuarão a exigir estratégias bem planeadas por parte dos investidores.
O ano de 2025 será por isso crucial para o mercado das criptomoedas, com mudanças políticas, regulatórias e de mercado que criarão oportunidades sem precedentes. Os investidores que souberem navegar neste cenário poderão colher os frutos do bull market, enquanto se preparam para o próximo ciclo de baixa, que promete novas oportunidades de acumulação a preços atrativos.