O efeito Cripto Trump
Estará para breve a regulamentação das criptomoedas?
É inegável que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos está a transformar o panorama do mercado de criptomoedas e a criar grandes expectativas sobre o modo como o país se irá relacionar com este setor emergente. Só a bitcoin, a principal criptomoeda, valorizou mais de 30% em apenas alguns dias, acompanhando a onda de otimismo que se faz sentir junto de investidores de todo o mundo.
Além do impacto direto no mercado, esta vitória eleitoral pode representar ainda um ponto de viragem na abordagem dos EUA à tecnologia blockchain e aos criptoativos, com promessas de avanços na regulamentação e na modernização financeira, elevando potencialmente o grau de adoção às criptomoedas pelo sistema económico nacional e internacional.
Trump havia já criticado abertamente a postura de Gary Gensler, o agora ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, que sempre se posicionou contra a criação de um ambiente regulatório diferenciado para os criptoativos, liderando processos contra centenas de projetos de criptomoedas e exchanges.
Com a saída de Gensler, Trump prometeu uma abordagem mais favorável à inovação tecnológica, razão pela qual é expectável que a administração americana que irá agora tomar posse trabalhe em projetos de regulamentação diferenciada, por forma a proteger os investidores deste setor.
Entre as principais propostas de regulamentação, destaca-se a criação de uma estrutura regulatória padronizada, que contribua para a eliminação das incertezas jurídicas que atualmente dificultam a operação de empresas cripto nos EUA.
São também esperados incentivos fiscais e parcerias público-privadas, que fomentem o desenvolvimento de tecnologias blockchain, promovendo a atração de capital e a inovação tecnológica.
Outra das apostas deverá ser a proteção de investidores individuais, em concreto através da introdução de medidas contra fraudes e esquemas financeiros, ao mesmo tempo que se facilitará o acesso a produtos financeiros baseados em criptoativos.
A eleição de Trump significará, com grande probabilidade, que os EUA, já um líder em inovação tecnológica, se transformarão no habitat ideal para o desenvolvimento de moedas digitais e da diversificação do uso de blockchains. Assim, com o estabelecimento de novas normas regulatórias por parte dos EUA, poderemos perspetivar que os próximos anos sejam de uma verdadeira mudança de paradigma no mercado financeiro global.