Deixa arder…

Publicado a
Atualizado a

Os incêndios são um problema que assola o nosso país desde há muitos anos! Chega o verão e sem novidade, eles aí estão, um país a arder, onde se gasta muito dinheiro na suposta prevenção, mas o que se percebe é que as coisas não têm funcionado e todos os anos é a mesma coisa. As televisões mostram o aspeto desolador em que ficam as nossas florestas, as pessoas que perderam tudo num ápice, os nossos governantes a prometer ajudas rápidas, que depois todos sabemos que vão demorar muito tempo, devido à enorme burocracia que continua a existir em tudo o que é matéria de apoios do Estado.

Uma coisa é certa, gastamos muito dinheiro em prevenção, o que não tem sido é gasto da melhor maneira. A ANPC [Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil] é um sorvedor de dinheiro, espalhado por todo o país, na sua generalidade para dar lugar a mais elementos do "polvo" socialista! Os incêndios comandados por várias entidades, esquecendo os bombeiros portugueses, é uma coisa que não faz sentido. São os bombeiros locais que conhecem o terreno - eles em conjunto com os presidentes de junta de freguesia e inclusive com os mais idosos, com a sabedoria que a idade lhes traz!

Depois da tragédia de Pedrógão, em 2017, houve uma mudança no combate ao fogo, agora é o proteger as populações e o deixar arder. Não temos nada contra, em proteger as populações, bem pelo contrário; mas os incêndios durarem 4 ou 5 dias, às vezes até mais, é alimentar o negócio do fogo... são os aviões que não param, dia após dia, é o esforço dos bombeiros portugueses que vai continuando a sua luta, por vezes sem meios, sem condições e sem homens, mas na hora de ter alguma voz ou poderem atuar, não o podem fazer, sem as ordens da ANPC. Não deixa de ser curioso, focos de incêndio e ajuda às populações que poderiam ser feitas rapidamente, não podem ser, por não haver ordem do comando! Aconteceu no incêndio de Odemira, de Castelo Branco, de Ourém e um pouco por todo o país.

Depois, o Governo, totalmente perdido quando se fala em incêndios. O ministro da Administração Interna diz que se têm de combater os incêndios rapidamente, a secretária de Estado da Proteção Civil, que disse em entrevista a um canal de televisão, que, e cito, "os meios aéreos não podem começar cedo num incêndio, porque quanto mais cedo começarem, mais cedo vão ter de sair...", parece mentira, mas é verdade, foi mesmo isto que disse! Depois, o secretário de Estado do Turismo vai a Odemira reunir com proprietários de turismo rural e deu a entender, que no futuro, naquelas zonas, não pode haver ali turismos rurais, ou seja, o que está mal é as pessoas terem o seu negócio, não é a desorganização da floresta! A ministra da Agricultura foi rapidamente ao terreno anunciar apoios, mas não sabe para quando, sabe é que será rápido... atendendo ao modus operandi desta ministra, sabemos o que quer dizer rapidez, é esperar meses e meses...

O verão vai a meio, a época de incêndios também, desorganizada, tal como o país sem rumo, onde o povo foi de férias, decorreu com êxito a JMJ, pelo meio começou o futebol, a "malta" anda distraída e os combustíveis aumentaram seis semanas consecutivas, sem que o Governo faça nada... é o verdadeiro deixa arder!

Presidente da bancada parlamentar do Chega

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt