Celebrar a liberdade e promover a felicidade

Publicado a
Atualizado a

Este ano vivemos uma efeméride muito especial ao assinalarmos os 50 anos do 25 de Abril de 1974, uma data que assume um enorme simbolismo porque significa o momento histórico da conquista da liberdade em Portugal.

Celebrar o 25 de Abril é valorizar a Liberdade, a Democracia e a Igualdade, porque hoje vivemos o espírito de Abril no nosso dia-a-dia usufruindo em pleno direito da nossa cidadania.

Nas autarquias levamos muito a sério este momento coletivo e foi com esse espírito de reafirmar e perpetuar a dimensão axiológica de Abril que preparámos uma ambiciosa programação para estas comemorações que pretendemos que sejam participadas e vividas pelas pessoas.

É inequívoco que a conquista da Liberdade é algo que nos une, que não nos deve dividir nem separar, por isso, consideramos que o 25 de Abril é um ponto de convergência que pode e deve contribuir para fortalecer a nossa vivência em comunidade.

Celebramos esta efeméride com uma programação rica e variada que abarca diversas áreas de intervenção, como o cinema, a música, o teatro, a literatura, iniciativas políticas, exposições, atividades desportivas, debates e tertúlias, com uma importante componente educativa através de uma proposta pensada exclusivamente para as escolas, já que o nosso foco está precisamente nas novas gerações, nos filhos e netos de Abril que usufruem das conquistas da Revolução.

Convido-vos a participarem nas diversas iniciativas que temos e a acompanharem as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Pombal no portal https://www.cm-pombal.pt/2024/01/13/comemoracoes-dos-50-anos-do-25-de-abril/

Na minha humilde opinião, a liberdade caminha lado a lado com a felicidade, aliás, considero mesmo que a liberdade é uma condição determinante para a felicidade, uma vez que o livre arbítrio e o facto de podermos agir de acordo com a nossa própria vontade, tendo sempre como limite a liberdade do outro, é verdadeiramente essencial.

Como salientava Jean Paul Sartre “a liberdade é condição do ser humano e para nós é fundamental para a nossa autonomia e realização."

A liberdade ajuda-nos, assim, a encontrar o caminho para a felicidade, não como um fim em si mesmo, mas como uma forma de estar na vida, tanto em termos individuais como coletivos!

Que saibamos tirar o melhor proveito da liberdade que conquistámos em Abril e, seguindo o conselho do nosso amigo Solnado, “façam o favor de ser felizes!”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt