65 anos de relações diplomáticas entre a Austrália e Portugal

Publicado a

Hoje, 26 de janeiro, Dia da Austrália, gostaria de assinalar também os 65 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Austrália e Portugal, em 1960.

Os laços entre os povos da Austrália e de Portugal remontam, contudo, a um passado bem mais distante. Os primeiros portugueses a chegarem à Austrália desembarcaram em Sydney há mais de 200 anos e dedicaram-se ao cultivo da uva Verdelho numa quinta.

Decorrido mais de um século, um grupo de pescadores madeirenses viajou para a costa ocidental da Austrália, empregando-se na indústria do lagostim e lançando as bases para o que é hoje uma vibrante comunidade lusófona em Fremantle.

Atualmente, Portugal possui uma vasta diáspora na Austrália, de quase 80.000 pessoas, segundo o nosso último censo. A diáspora é servida por um canal de notícias em língua portuguesa, com programas de informação e filmes, cursos em língua portuguesa em quatro universidades, bem como associações comunitárias em todo o país.

Num bairro no centro de Sydney, oficialmente denominado "Little Portugal", a comunidade luso-australiana celebra anualmente uma animada festa, com fado, danças tradicionais e iguarias típicas. 

A Austrália é um destino popular para muitos jovens portugueses - mais de 2500 viajaram com o visto de Mobilidade Jovem na última década. Este programa, sempre com grande procura, é uma excelente via para os jovens portugueses experimentarem o estilo de vida australiano.

Por outro lado, têm-se vindo a bater recordes sucessivos anualmente no que refere a visitantes australianos em Portugal. Nos dois últimos anos registaram-se cerca de 400.000 visitantes.

Há um crescente número de empresas e empreendedores australianos a estabelecer-se em Portugal: na exploração de minérios, projetos de construção, adegas, hotéis, restaurantes, cafés, bares, startups tecnológicas e estúdios de yoga.

Assistimos a um crescimento impressionante da nossa relação económica. O investimento triplicou nos últimos três anos, alcançando 1,6 mil milhões de dólares australianos. No mesmo período, o comércio bilateral cresceu 80%, para 835 milhões. O novo Acordo de Dupla Tributação, que entra em vigor em 2025, proporcionará um estímulo ainda maior.

Portugal está na vanguarda da Europa em energias renováveis, enquanto que a Austrália pretende afirmar-se como um exportador-chave para a região. Há empresas australianas com interesses nas energias verdes em Portugal, ao passo que a EDP estabeleceu um escritório em Camberra.

A Austrália e Portugal são nações democráticas e inovadoras, voltadas para o exterior, orientadas para o comércio e comprometidas para com as regras e normas internacionais. Ambas condenaram inequivocamente a invasão brutal e ilegal da Ucrânia pela Rússia. Ambas forneceram à Ucrânia apoio militar, financeiro e humanitário valioso.

Os nossos dois países colaboram em muitas missões de paz e desenvolvimento em todo o mundo, especialmente naassistência à jovem nação de Timor-Leste. A Austrália e Portugal apoiam os preparativos para a adesão de Timor-Lesteà Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN.

Nas palavras do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, durante a sua visita a Díli em setembro passado, as excelentes relações entre Timor-Leste e os seus principais parceiros internacionais são agora “um exemplo para o mundo inteiro”.

A Austrália é candidata a Observadora Associada da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reconhecendo o papel positivo e significativo que os seus nove Estados-membros podem desempenhar no fortalecimento da cooperação global. 

A candidatura de Portugal a observador do Fórum das Ilhas do Pacífico, que inclui 18 membros, conta com o nosso apoio.

Estamos ansiosos pelo lançamento de um Grupo de Amizade Parlamentar Portugal-Austrália na atual legislatura, bem como pela conclusão das negociações de um Memorando de Entendimento para a Cooperação no Desporto.

Num momento em que muitos aspetos da vida internacional – políticos, económicos e sociais – se encontram num estado de incerteza e mudança, é essencial que países com aspirações semelhantes de paz e prosperidade globais trabalhem em estreita colaboração.

É com grande orgulho que afirmo que – 65 anos após o estabelecimento de laços diplomáticos – a relação entre a Austrália e Portugal continua em vigoroso fortalecimento.


Embaixadora da Austrália em Portugal

Diário de Notícias
www.dn.pt