ONU. Guterres vence passo decisivo para secretário-geral

António Guterres passou na sexta votação para o cargo de secretário-geral da ONU sem ter recebido votos contra dos 5 países com poder de veto.
Publicado a
Atualizado a

António Guterres ficou à frente e não recolheu nenhum veto na sexta votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, para eleger o próximo secretário-geral da organização. Esta votação é um passo decisivo neste processo e, citando fontes diplomáticas, a Reuters avança que Guterres será o próximo secretário-geral da ONU.

O Conselho de Segurança, com a presença de todos os embaixadores, anunciou que o português era o "vencedor claro" e que avançava já na quinta-feira para a aprovação de uma resolução que propõe o nome de Guterres para aprovação pela Assembleia Geral.

Depois de cinco votações em que os votos dos 15 membros eram indiscriminados, os votos dos membros permanentes (China, Rússia, França, Reino Unido e Estados Unidos) foram destacados pela primeira vez, ficando visível algum caso de veto.

António Guterres venceu as cinco primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto, 09 de setembro e 26 de setembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt