Sandálias e roupa interior Oysho.T-shirt Zara. Colar Zara. . Carteira Uterque. A enumeração podia ser um exercício para me . lembrar do que levava vestido no dia em que visitei a sede da Inditex . em Arteixo, na Corunha. Mas não. É uma conclusão de que 80% da . roupa que eu vestia é de marcas de Amancio Ortega, fundador do maior . grupo têxtil do mundo. . Não é difícil: a Inditex foi criada em . 1975, ano da abertura da primeira loja Zara, mas o portfólio do . grupo inclui ainda as marcas Pull & Bear, Massimo Dutti, Uterque, . Oysho, Zara Home, Bershka e Stradivarius. Não surpreende a . predominância de roupas do grupo no armário de uma portuguesa: das . quase 6 mil lojas em todo o mundo, a Inditex tem 344 em Portugal, o . que torna o país o segundo maior mercado em número de pontos de . venda, logo a seguir a Espanha. "Cada uma das empresas é . pequena quando considerada isoladamente dentro da Inditex - a Zara . representa mais de 60% da faturação do grupo -, mas, se vemos uma a . uma, encontramos uma grande empresa no sector de distribuição de . moda e uma marca que está em mais de 50 países e tem números de . lojas também muito importantes", explica Raúl Estradera, do . departamento de comunicação externa da Inditex e guia na visita ao . quartel-general da empresa. . As oito marcas do universo Inditex são reflexo do multiformato, . uma das apostas do grupo: se há dez anos, quando o grupo pensava . entrar na bolsa espanhola, a questão gerava muitas dúvidas - os . analistas questionavam a necessidade de a Inditex apostar energia e . recursos noutros formatos, quando tinha na Zara um modelo . bem-sucedido, que ia colocar à prova criando marcas que seriam suas . concorrentes -, a equipa de Amancio Ortega sempre soube que a . diversidade de formatos aumentaria as possibilidades de crescimento. . Várias marcas permitem uma maior aproximação a segmentos de . mercado de forma muito mais efetiva e aumentam o alcance na abertura . de lojas em novos mercados: num centro comercial, a Inditex abre, de . uma vez só, seis ou sete lojas diferentes, aumentando a capacidade . de negociação de preços. . No coração da Zara nada é deixado ao acaso. O carro fica . estacionado antes da portaria e a identificação é feita num . gabinete envidraçado. Na lista do segurança, o meu nome, o do . jornal e a hora do encontro. Um cartão de plástico abre a cancela. . O caminho está assinalado até ao parque subterrâneo com espaço . para mais de dois mil carros, onde os funcionários também . estacionam. Os lugares para visitas são os mais próximos da porta . do elevador que leva à receção: estão pintados de amarelo para . não haver enganos. No elevador não há espelho, mas há um ecrã, a . única referência às marcas do grupo além das letras Inditex antes . da portaria, um relógio e música comercial. Na receção três . telefonistas. A fachada é espelhada de azul. Lá dentro, branco e . cinzento claro, linhas simples, portas fechadas, gabinetes . envidraçados. Um corrupio organizado de gente que parece vestida de . Zara dos pés à cabeça. Identificam-se as linhas simples das calças . vincadas, as tachas das botas que já estão nas lojas, o casaco de . cabedal preto com fecho prateado. Algumas mulheres usam saltos, mas . nenhuma tem acessórios. Parecem montras ambulantes à espera de . receberem enfeites adequados. . As primeiras apresentações da empresa são feitas numa sala com . uma mesa redonda: um quadro interativo mostra gráficos de lucro e . investimento que sobem com o passar dos anos. A Inditex fechou o . primeiro trimestre do ano com 5618 lojas em 84 mercados, 109 512 . empregados. 2011 terminou com 13,7 mil milhões de euros em vendas e . 2 mil milhões de euros de lucro. Em Arteixo trabalham 350 . desenhadores de 33 nacionalidades, num open space, divididos por três . departamentos diferentes - kids, man e woman. Cada área criativa . cruza designers e country managers, os comerciais responsáveis por . cada mercado nacional que transmitem aos desenhadores aquilo que os . clientes querem. É deste trabalho comum que resultam as mais de 20 . mil referências vendidas anualmente nas lojas da Zara e onde são . testados os modelos de roupa de homem e mulher em modelos reais, e os . de criança em manequins, onde é avaliada a qualidade e de onde saem . os protótipos que, depois de aprovados, seguem para as fábricas de . corte e conceção. . Desde 1975 que a Inditex tem aumentado a escala e diminuído a . distância temporal e geográfica de produção e fabrico de roupa. A . coleção outono-inverno 2012 que a partir de maio começa a chegar . às lojas é a aposta de designers que começaram há dois anos a . observar e a tentar antecipar tendências nas pré-visualizações, . em Paris. Entretanto, trabalharam com fabricantes de tecidos e ao . mesmo ritmo dos desenhadores de todas as marcas. Mas enquanto os . concorrentes da Inditex começaram a fabricar as coleções há oito . ou nove meses, a fundadora da Zara fez as primeiras encomendas um mês . antes, no máximo. E foram os "básicos", as peças que . menos mudam de coleção para coleção e que têm garantia de . sucesso nas vendas. A componente moda - que representa 60% a 70% das . coleções da Zara - fica para depois. "Há seis meses não . sabíamos o que íamos apresentar no arranque da temporada. Temos . fábricas a produzir agora o que vamos ter daqui a uma semana, dez . dias, nas lojas. Essa é a nossa principal força. Fomos tornando o . mais próximo possível o período de fabrico e o de chegada às . lojas. Para que isso funcione é necessário ter ferramentas . desenhadas para essa forma de trabalhar. Isso quer dizer que a . proporção de produção em proximidade é muitíssimo mais elevada . do que a média do sector", diz Estradera. . Os fornecedores portugueses, marroquinos e turcos foram uma das . chaves para a concretização do objetivo. A outra foi a proximidade . profissional, que faz que uma encomenda da Inditex tarde, no máximo, . 72 horas a chegar ao centro logístico de Arteixo para distribuição. . Chegada às lojas, só tem de ser colocada nas prateleiras e nas . montras, conforme...as fotografias. Em Arteixo, cada marca tem uma . montra e loja-piloto. Os testes são feitos por profissionais . vitrinistas e as imagens enviadas para serem cumpridas à risca. Os . clientes da Zara sabem que as peças de uma loja mudam rapidamente, o . que implica que as compras têm de ser feitas em pouco tempo, sob . pena de as peças desaparecerem. A Inditex entrega novos produtos em . todas as lojas do mundo duas vezes por semana. . O centro logístico de Arteixo, um dos sete que a Inditex tem em . Espanha (incluindo o de Guadalajara, perto de Madrid, ainda por . inaugurar), tem 250 km de carris automáticos que transportam as . peças da produção para a distribuição. 15% da energia da fábrica . é garantida por um moinho eólico instalado na zona industrial de . Sabón, onde a Inditex está a alargar o centro de escritórios mais . 70 mil metros quadrados - a juntar aos atuais 90 mil. . De Arteixo saem 3 milhões de peças por semana para as Zara de . todo o mundo (cerca de 10 mil peças por hora); a plataforma funciona . 24 horas por dia, em três turnos de trabalho. As chaves de ação . são sempre comerciais: o que preferirá o cliente? O que quer . comprar? Esta lógica é o centro do negócio da Inditex e o . paradigma que Ortega mudou quando, em 1975, abriu a primeira loja, no . centro da Corunha. "A.Z", antes da Zara, o ciclo das lojas . de roupa começava com uma coleção de designers que faziam uma . aposta de futuro por intuição e tentavam adivinhar os tecidos e . modelos que os clientes quereriam comprar. Chegado o momento de . arranque da campanha, esses produtos eram colocados nas lojas à . espera que os clientes decidissem se a aposta dos designers, um ano e . meio antes, acertava ou não nas previsões. A Zara mudou a lógica: . é sempre o cliente que decide e se o produto tem sucesso os . designers alteram as coleções de modo a apostarem na tendência sem . deixar que o best-seller deixe a sensação de que toda a gente anda . igual na rua. . A Inditex nunca usou publicidade porque acredita que as lojas são . a melhor montra e cartão de visita. "Nunca quisemos mostrar aos . clientes o que devem vestir. Queremos que os clientes nos digam como . se querem vestir. Somos uma empresa global que está nos cinco . continentes, mas também sabemos que somos lojistas, o nosso negócio . são lojas. E todos os dias abrimos as portas e os clientes vêm, ou . não. Esses clientes têm de entrar e gostar do que lhes oferecemos. . Isso é algo que temos de fazer hoje, amanhã e depois de amanhã. Há . que manter essa espécie de tensão competitiva."