Nova coleção à imagem de Cristina Ferreira criada e produzida em Barcelos

A Tricothius, do grupo Valérius, é a nova parceira de Cristina Ferreira para o vestuário. Esta foi uma das novidades do salão têxtil Modtissimo.
Publicado a
Atualizado a

A nova coleção de vestuário feminino de Cristina Ferreira, em parceria com a Tricothius, do grupo Valérius, de Barcelos, foi uma das novidades do Modtissimo, o salão têxtil que esta semana decorreu na Alfândega do Porto, numa organização da Associação Selectiva Moda. A coleção de primavera-verão da marca Cristina é composta por 65 peças, desenhadas especificamente a pensar numa mulher “forte, segura, provocadora, atrevida e sorridente”, à imagem da apresentadora de televisão, e que estará à venda no retalho multimarca, bem como através das plataformas digitais.

“Somos anunciantes da revista Cristina, através da nossa marca Concreto, e, no princípio do ano, tivemos a oportunidade de lhe propor que toda a parte de malhas tricotadas fossem produzidos pela Tricothius. Percebemos que havia um interesse mútuo de renovação do estilo de vestuário da coleção, e daí evoluímos para um conceito mais vencedor, de um total look”, diz a CEO da Tricothius, que tem a seu cargo o design, a produção e a comercialização da marca. Tudo sujeito a aprovação prévia da apresentadora de televisão.

E o mercado parece gostar. “Claramente há uma satisfação com a aposta de viragem do próprio estilo da coleção, com os clientes a reagirem muito positivamente”, explica Teresa Marques Pereira. Para já, a aposta é no mercado nacional. A internacionalização ficará para mais tarde. “Estamos a tentar perceber em que moldes fará sentido essa internacionalização, mas é ainda muito prematuro”, refere.

Sobre a feira, onde a Tricothius esteve a apresentar também a mais recente coleção da Concreto, e em busca de clientes de private label, Teresa Marques Pereira estava satisfeita. “Preparámos bem a feira. Não se podem esperar resultados do Modtissimo ou de qualquer outro certamente se não o prepararmos corretamente”, diz.

Numa edição que surpreendeu pela positiva - foi o único salão têxtil a decorrer fisicamente na Península Ibérica -, o Modtissimo recebeu mais de quatro mil visitantes, com um reforço da participação de compradores estrangeiros, cujo número cresceu cerca de 25% em relação à edição anterior, elevando a quota de estrangeiros de 10% para 12,5%. Maioritariamente europeus, mas também dos Estados Unidos e até do Qatar.

A Between Parallels - associação para o design e desenvolvimento sustentável, que junta marcas do calçado ao vestuário, passando pelos acessórios, joalharia e decoração de interiores - foi outra das novidades da 56.ª edição do Modtissimo. Marita Setas Ferro, criadora da Marita Moreno, marca de calçado de Lourosa, Santa Maria da Feira, foi a grande impulsionadora do projeto, com base no princípio de que a união faz a força.

“Somos todos microempresas e percebemos que, sozinhos, o crescimento seria muito complicado, porque os custos da internacionalização são muito altos. E se a situação já era difícil antes, com a pandemia, as marcas ficaram sem capacidade financeira para se darem a conhecer”, explica. A ideia é partilhar sinergias, reduzindo custos, quer na presença conjunta em feiras, como no Modtissimo, quer na encomenda de materiais. Vão marcar presença, já em outubro, na Who’s Next, em Paris.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt