Nobel da Economia atribuído a Oliver Hart e Bengt Holmström

Oliver Hart e Bengt Holmström receberam o galardão devido ao trabalho desenvolvido na área da teoria dos contratos.
Publicado a
Atualizado a

Oliver Hart e Bengt Holmström foram os escolhidos para receber o Prémio Nobel de Economia em 2016, informou a Real Academia Sueca das Ciências.

Oliver Hart, norte-americano, é professor de Economia na Universidade de Harvard, onde leciona desde 1993. O seu trabalho incide principalmente em teoria do contrato, teoria da empresa, finanças corporativas, direito e economia. A sua investigação centra-se nos papéis que a estrutura de propriedade e acordos contratuais desempenham na gestão das corporações.

O finlandês Bengt Holmström é professor no MIT, considerado um teórico em Microeconomia, com investigação feita em teoria da contratação e incentivos, aplicados à teoria da empresa, governação corporativa e a problemas de liquidez em crises financeiras.

A fundação revelou esta manhã, às 10h45, os laureados com o Nobel da Economia, num ano em que as publicações internacionais arriscaram muito pouco sobre quem seria o vencedor.

A Real Academia Sueca das Ciências já entregou vários prémios este ano: o Nobel da Química foi atribuído a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa.

O Nobel da Paz foi entregue ao presidente colombiano Juan Manuel Santos, devido ao processo de pacificação da Colômbia.

O prémio Nobel da Física foi dado a três britânicos: David Thouless, Duncan Haldano e Michael Kosterlitz, pelos estudos da matéria exótica do mundo quântico.

O Nobel da Medicina premiou o japonês Yoshinori Ohsumi pelas descobertas sobre a autofagia, um processo fundamental na degradação e reciclagem dos componentes celulares.

(Em atualização)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt