A Nestle vai pagar 7,5 mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros) para ficar com o exclusivo das vendas de produtos da Starbucks. Entre cafés e chás a maior empresa de alimentação do mundo vai juntar produtos da cadeia americana à Nespresso e à Dolce Gusto, numa tentativa de travar o crescimento de marcas de cápsulas de café rivais..Além do valor para fechar parceria, a Nestle irá pagar royalties (uma percentagem por cada produto vendido) à Starbucks. A cadeia americana vai utilizar o valor encaixado com este acordo para aumentar a remuneração aos acionistas, acelerando o programa de compra de ações próprias de 15 mil milhões para 20 mil milhões de dólares..O presidente executivo da Nestle, Mark Schneider, espera que a parceria comece a notar-se nos resultados a partir de 2019. A estratégia é que a empresa sedeada na Suíça cresça nos EUA e abra a porta do mercado chinês a produtos da Starbucks. “Isto tem tudo a ver com crescimento”, referiu, citado pela Reuters, o líder da Nestle..Já Kevin Johnson, presidente da Starbucks, considera que o acordo de distribuição foi a melhor solução porque seria necessário investir muito capital para crescer fora dos EUA.