Guterres apela a apaziguamento "imediato" de "alarmante escalada militar"

Mais de mil vítimas civis de ataques aéreos foram registadas só na primeira semana de fevereiro, disse porta-voz de Guterres
Publicado a
Atualizado a

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou no sábado, segundo o seu porta-voz, a um imediato apaziguamento da situação na Síria, onde Israel, efetuou durante o dia diversos 'raides' aéreos.

António Guterres "segue de perto a alarmante escalada militar na Síria e a perigosa expansão [do conflito] para além das suas fronteiras", declarou em comunicado o porta-voz, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral das Nações Unidas sublinhou que todas as partes envolvidas na Síria e na região deviam respeitar a lei internacional.

"Ele [Guterres] pede a todos um apaziguamento imediato e incondicional da violência e uma demonstração de contenção", declarou o porta-voz.

Nas hostilidades em curso na Síria, "mais de mil vítimas civis de ataques aéreos foram registadas só na primeira semana de fevereiro", acrescentou.

O exército israelita lançou no sábado um ataque em larga escala contra objetivos iranianos na Síria e ainda contra o sistema de defesa antiaéreo sírio, depois de um caça israelita ter sido abatido durante a manhã.

Os Estados Unidos já manifestaram o seu apoio a Israel na sequência dos ataques do exército israelita na vizinha Síria.

Israel já preveniu que não procura "um agravamento da situação", mas que está "pronto para tudo", dizendo que o Irão e a Síria "estão a brincar com o fogo".

Moscovo, pelo seu lado,exprimiu a sua "profunda inquietação".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt