Israel reabre posto fronteiriço com Gaza
A única fronteira com passagem de bens entre a Faixa de Gaza e Israel vai reabrir de forma parcial, depois de ter sido encerrada como forma de Telavive pressionar o Hamas.
Israel vai reabrir parcialmente a fronteira de Kerem Shalom (ou Karam Abu Salem) com Gaza, a única passagem da Faixa, anunciou o ministro da Defesa Avigdor Lieberman em comunicado.
O governo israelita deu ordem de encerramento de Kerem Shalom no dia 9 em resultado das ações do Hamas junto à fronteira.
O comunicado explica que o ponto de passagem só será aberto de forma parcial porque o Hamas "não pôs fim ao terrorismo" ao continuar os lançamentos de balões incendiários e de "fricção junto à vedação da fronteira".
Ou seja, Kerem Shalom só regressa à atividade total se terminarem as "provocações". De momento os únicos bens que cruzam a fronteira são produtos alimentares e material médico.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No domingo, Lieberman visitou o posto fronteiriço e declarou: "A minha mensagem para os moradores de Gaza é, portanto, responsabilidade, e a resposta em parte é a pressão que os moradores de Gaza possam aplicar à liderança do Hamas.".
O ministro excluiu a hipótese de os palestinianos poderem voltar a passar a fronteira para irem trabalhar do lado israelita. "Estamos longe disso."
Kerem Shalom, localizada junto ao Egito, é a única fronteira com fluxo de bens. O posto fronteiriço de Erez, a norte, só permite a passagem de ajuda internacional e de pessoas em "casos humanitários graves".
Os outros postos fronteiriços entre Israel e Gaza estão encerrados.