Atriz Cynthia Nixon perde nas primárias em Nova Iorque

A atriz, de 52 anos, foi derrotada por Andrew Cuomo, que já era considerado o favorito

O governador de Nova Iorque derrotou na quinta-feira a atriz Cynthia Nixon nas primárias do Partido Democrata naquele estado, ganhando a indicação para concorrer a um terceiro mandato nas eleições gerais de novembro nos Estados Unidos.

As sondagens já davam como provável a vitória de Andrew Cuomo, de 60 anos, sobre a ativista e atriz, de 52, conhecida pela sua participação na série e no filme "O Sexo e a Cidade".

O atual governador, no cargo desde 2011, ganhou facilmente as primárias a Cynthia Nixon, candidata próxima das posições do ex-candidato presidencial Bernie Sanders.

Cuomo enfrentará o republicano Marc Molinaro e a independente Stephanie Miner nas eleições de novembro. O estado de Nova Iorque, com cerca de 20 milhões de habitantes, é um bastião do Partido Democrata.

Nas próximas eleições é disputado o cargo de governador em 36 estados, câmaras locais e para o Congresso dos Estados Unidos.

O Congresso norte-americano inclui o Senado, com 100 parlamentares, e a Câmara dos Representantes, com 453 membros.

A votação, agendada para 06 de novembro, é vista como um referendo político ao mandato do Presidente Donald Trump.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.